Facebook 8 horas

criacao-com-apego-autoconfiançac-autoestima

A Educação positiva tem como objetivo criar pessoas íntegras, empáticas, saudáveis e felizes. Pais que utilizam da educação positiva e a criação com apego estão promovendo uma relação de qualidade. Promove educação, autoconfiança, autoestima, integridade e o mais importante: uma pessoa mais ciente dos limites que existem na sua vida e na vida de todos ao seu redor.

Através da criação com apego as crianças se tornam mais independentes e são capazes de tomar decisões sem os pais ao lado. Ela se torna autodisciplinada, incentivada a pensar, aprende se escutar e escutar os outros, entre outros benefícios.

A Parentalidade consciente parte do pressuposto de que ao gerar um filho e, ao mesmo tempo que mãe e pais e preparam para o nascimento, também se devem preparar para a Parentalidade. São necessários alguns passos para que os pais atinjam a Parentalidade positiva e nessa postagem vamos falar alguns desses passos.

Teoria do apego – Positividade e Criação com Apego

Na teoria do apego, a Parentalidade é sinônimo de tomar conta. Significa assumir responsabilidades e comportamentos para otimizar o crescimento e estimular o desenvolvimento da criança respeitando a sua integridade enquanto ser único e independente.

É importante garantir as necessidades da criança em cada uma de suas fases de desenvolvimento e a criação com apego pode garantir isso. A criação com apego é uma forma de educação que auxilia os pais a estreitar os vínculos com os filhos, respeitando suas necessidades e ajudando a desenvolver a empatia, compaixão ao próximo, a autoconfiança e a autoestima. O objetivo é único: transformar as crianças em seres humanos mais empáticos, independentes e seguros de si.

Dimensões da Parentalidade Positiva – Educação positiva

A valorização das emoções positivas como a felicidade, os talentos, o saudável relacionamento social com os pares ou o incentivo do desenvolvimento dos interesses e pontos fortes das pessoas são cruciais para a construção de uma personalidade positiva e para o desenvolvimento da criança. E para que isso aconteça, é importante que os pais aprendam as cinco dimensões da Parentalidade positiva:

  1. Conhecer as necessidades físicas das crianças.
  2. Promover a segurança da criança.
  3. Promover o desenvolvimento, comportamento e a estimulação da criança.
  4. Comunicar de forma positiva e não violenta.
  5. Exercer uma disciplina positiva.

A Parentalidade positiva surgiu com a necessidade de encontrar estratégias de lidar contra a violência e maus tratos infantis tendo como base o trabalho desenvolvido junto dos pais/cuidadores. Ela se refere ao comportamento dos progenitores respeitador dos melhores interesses e direitos das crianças. Ela não é uma Parentalidade permissiva, pois estabelece limites que as crianças precisam para as ajudar a desenvolver o seu potencial.

Compreender a natureza dos filhos, entender as características da sua fase de desenvolvimento, colocar limites com empatia, respeitar os seus sentimentos, investir na qualidade do vínculo, disciplinar sem castigar, deixá-los aprender com as consequências de suas escolhas e a importância da comunicação são algumas estratégias que podemos aprender com a Parentalidade Positiva.

Quer saber mais sobre Parentalidade positiva e criação com apego? Em outras postagens falamos sobre esses temas. Em nosso blog você também vai encontrar postagens sobre como melhorar o sono do bebê e o desmame natural e gentil.