sono-infantil-sono-do-bebe

Como muitos já sabem, atender às demandas do bebê que acorda muitas vezes a noite é exaustivo. Ele acorda para mamar ou até mesmo com muito choro. É um problema que muitos pais passam. Pode acontecer de você conhecer pais que falam que o bebê dorme a noite toda. Não se sinta mal, não se sinta o pior pai ou a pior mãe do mundo. O sono infantil é um assunto bem complexo e vários fatores podem influenciar no sono do bebê. O primeiro mês do bebê pode ser o mais complicado para os pais, mas para tudo tem um jeito. Vamos falar um pouco mais sobre isso.

O fato de alguns pais falarem que seu bebe dorme a noite toda tem uma perspectiva diferente. Por que? Oras, às vezes, para esses pais, dormir à noite toda pode ser que o bebê dorme 8 horas seguidas por noite ou acorda poucas vezes durante a noite ou ele acorda sempre e os pais sentem medo de serem julgados e, para evitar desgastes, falam que o bebê dorme a noite toda.

Sono infantil – o que fazer para melhorar?

Se o seu filho não dorme bem a noite, não se preocupe. É normal. Uma criança passa por diversas fases e, como todos sabemos, as fases têm um início e um fim. Mas você sabe o que influencia o sono do seu bebê?

Como falamos, o primeiro mês do bebê é bastante complicado, pois seus horários de sono são bem irregulares. Eles acabaram de chegar ao mundo e estão em constante adaptação. Eles vão dar um pouco mais de trabalho até se acostumarem com a rotina dos pais e da casa. No primeiro mês do bebê ele costuma dormir entre 10 e 18 horas, mas o horário nunca é definido.

A partir do terceiro mês o bebê aprende a desligar seu sistema digestivo durante a noite, consequentemente, ele acorda menos para se alimentar durante a noite. É interessante que os pais estejam atentos a essa fase e criem um cronograma de alimentação, onde a última mamada da noite seja bem-feita, garantindo um melhor sono ao bebê.

Meu filho não dorme – Criação com apego

Em outras postagens já falamos da criação com apego e como isso pode influenciar no desenvolvimento da criança, no sono da criança e em outros fatores também. A criação com apego é uma maneira de educar os filhos com segurança, carinho e sem o uso de linguagens violentas. O apego se desenvolve entre os 6 e 12 meses da criança a partir das suas experiências cotidianas. O apego é criado quando alguém consola a criança, quando chama, quando alguém atende suas necessidades, entre outros. A criança cria um apego com os pais a partir dessas atitudes.

Para melhorar o sono das crianças é preciso que o casal esteja unido, é preciso que ambos estejam comprometidos e que compreendam a situação. Ambos precisam saber que o bebê vai chorar, que ele vai acordar de noite e que ele precisa de atenção. Desenvolver o apego com a criança é importante para que ele tenha uma boa noite de sono. O apego seguro ajuda a criança a se sentir segura para dormir.

Gostou da postagem? Entre em nosso blog e fique por dentro das notícias sobre os pequenos.

 

WhatsApp chat