educacao-positiva-criacao-com-apego-apego-seguro

Muitos pais têm dificuldade para lidar com o sono dos bebês, principalmente porque os padrões de sono dos bebês são diferentes dos padrões dos adultos. Cuidar de um bebê toma tempo, paciência e esses cuidados podem influenciar diretamente no sono do bebê. É por isso que vamos falar sobre a criação com apego, o apego seguro no que se diz respeito ao sono de um bebê.

A maioria dos bebês não dormem a noite toda. Eles podem acordar de tempo em tempo, porque eles não foram programados para dormir sete, oito horas seguidas, como os adultos. Os bebês não estão preparados neurologicamente e emocionalmente para dormir. Os pais são os principais reguladores emocionais dos seus filhos e apego seguro é um conjunto de ferramentas que vai ajudar os pais a desenvolverem vínculos com seus filhos, atendendo consistentemente e amorosamente as necessidades do bebê.

Criação com apego

Em outra postagem falamos, com mais detalhes, o que a criação com apego, educação positiva e o apego seguro. Aqui vamos falar desse método e como ele pode influenciar no sono do bebê. Primeiramente, é observado que a criação com apego já tem muitos adeptos e vem mostrando o desenvolvimento de crianças independentes, seguras e mais felizes.

A criação com apego possui princípios que não se tratam de regras, mas sim de orientações que ajudam os pais a desenvolver com os filhos um relacionamento saudável e amoroso. Os cuidados com o bebê vão desde os preparos para a gestação até o nascimento e criação.

Um dos princípios do apego seguro é a garantia de um sono seguro, físico e emocionalmente. Mas como melhorar o sono do bebê efetivamente? Primeiramente, nos primeiros meses de amamentação é interessante que o bebê durma na mesma cama que os pais. Isso vai garantir um sono mais tranquilo e seguro. É um método praticado em várias culturas e é vista como benefício para a família.

A cama compartilhada as vezes é confundindo com o co-sleeping, que significa colocar o bebê para dormir no mesmo quarto dos pais, porém em seu próprio berço ou cama. É, também, uma prática benéfica para a família e fica mais fácil e prático de atender às necessidades do bebê a noite, promovendo um sono emocionalmente mais tranquilo.

Outro ponto que pode influenciar no sono do bebê é a prática da educação positiva. Essa prática prega o tratamento do bebê do mesmo jeito que você gostaria de ser tratado. A empatia é a palavra-chave nesse princípio. Gritar, brigar e repreender o bebê não é interessante e está abolida dentro da criação com apego. O objetivo é se envolver com o bebê e guiar amorosamente o bebê de forma que suas necessidades sejam atendidas.

Curso do sono

Um bebê que não dorme bem durante o dia e nem de noite pode atrapalhar seu desenvolvimento e gerar estresse tanto para os pais quanto para ele. A 8 Horas oferece consultoria e curso do sono para pais que desejam entender como funciona o sono do bebê e como melhorar o sono do bebê.

A qualidade do sono do bebê está nas mãos dos pais e a 8 horas oferece, inclusive, cursos online que vão te mostrar que suas atitudes podem mudar completamente o comportamento de sono da criança e transformar a hora do sono em um momento de intimidade e paz para todos.

Gostaram das dicas? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Consultoria do Sono da 8 Horas.

 

WhatsApp chat