Educar os filhos é uma grande responsabilidade e, às vezes, pode ser um grande desafio para os pais. Existem várias abordagens existentes de educação. Da educação severa a educação permissiva. A educação positiva e a disciplina positiva estão em destaque e seus benefícios são comprovados cientificamente.
A educação positiva aposta na firmeza, com gentileza, nas relações com os filhos. Não usar de punições ou recompensas como a melhor forma de educação dos filhos nos dias atuais. A educação positiva, a parentalidade positiva e a disciplina positiva não é um estilo de vida, tão pouco, uma moda. É uma filosofia que promove a relação entre mais e filhos com base no respeito mútuo.
Criando com apego – Educação Positiva
O objetivo do apego seguro e da parentalidade positiva é criar adultos íntegros, saudáveis, independentes, responsáveis e felizes. A parentalidade positiva ajuda uma criança a perceber os limites que existem na sua vida.
O objetivo é fazer com que a criança perceba esses limites e operem a sua vida sem precisar do pai e da mãe do lado. Uma criança educada através da parentalidade positiva e do apego seguro se torna um adulto organizado emocionalmente, que tem autoestima e, consequentemente, é capaz de entender as necessidades do outro, ou seja, é empático.
A parentalidade positiva está ligada diretamente com o criando com apego (ou a criação com apego).
A educação tradicional não está ligada ao apego seguro. Nela, os pais são uma figura principal do processo de ensino-aprendizado e, são eles quem detém o poder e o conhecimento e estão ali para transferir para os filhos. Neste modelo o foco é a obediência, a disciplina.
Diferentemente da educação tradicional, na disciplina positiva, os pais são apenas mediadores que levarão a criança a construir seu próprio conhecimento em relação a si mesma e ao mundo. O foco são as necessidades da criança e a comunicação é feita de maneira diferente, desenvolvendo habilidades de vida nos filhos, através de atos assertivos e respeitosos (afinal, o maior exemplo são nossas atitudes).
A comunicação sem culpa, sem julgamentos e de maneira gentil, o olhar respeitoso para as necessidades das crianças e o entendimento de que estão NO MOMENTO CERTO para serem vulneráveis e dependentes! Sem esse entendimento, ignoramos as necessidades hoje, o que os torna adultos dependentes e desorganizados emocionalmente, por nunca terem tido espaço e tempo para seu autodesenvolvimento. É isso que vai ‘transformar’ seus filhos em pessoas seguras e positivas: entender que são crianças e devem ser respeitadas como são.
Parentalidade positiva e disciplina positiva
Como falamos, a parentalidade positiva é a ação de tomar conta em que os pais assumam responsabilidades e que transformem seus próprios comportamentos para melhorar o relacionamento com seus filhos e estimular a criança, respeitando sua integridade.
O apoio dos pais para com seus filhos são fatores importantes a serem considerados e as necessidades das crianças em uma das suas fases de desenvolvimento, principalmente até os 7 anos de idade, é de profunda dependência com relação aos seus cuidadores.
Tudo isso contribui para a construção de uma personalidade positiva e para o desenvolvimento do seu potencial, segurança e bem-estar.
Quer saber mais sobre educação positiva, disciplina positiva, parentalidade positiva e apego seguro? Entre em nosso blog.