Facebook 8 horas

educação positiva disciplina positiva parentalidade positiva criando com apego apego seguro

Educar os filhos é uma grande responsabilidade e, às vezes, pode ser um grande desafio para os pais. Atualmente existem várias abordagens existentes de educação para os filhos. Seja a educação severa ou educação permissiva. A educação positiva e a disciplina positiva estão em destaque e seus benefícios são comprovados cientificamente. As vantagens da parentalidade positiva são impactantes e geram muito resultado na educação de qualidade. 

Basicamente a educação positiva aposta na firmeza, com gentileza, nas relações com os filhos. Ou seja, não usar de punições ou recompensas como a melhor forma de educação dos filhos. A educação positiva, a parentalidade positiva e a disciplina positiva não são um estilo de vida, tão pouco, uma moda. São filosofias que promovem a relação entre pais e filhos com base no respeito mútuo.

Neste texto vamos te apresentar as principais vantagens da parentalidade positiva e como ela pode te ajudar a educar o seu filho com mais qualidade.

O que é parentalidade positiva?

O objetivo da parentalidade positiva é criar adultos íntegros, saudáveis, independentes, responsáveis e felizes. A parentalidade positiva ajuda uma criança a perceber os limites que existem na sua vida.

Sendo assim, o papel da parentalidade positiva é fazer com que a criança perceba limites e operem uma vida sem precisar do pai e da mãe do lado sempre. Uma criança educada através da parentalidade positiva e do apego seguro se torna um adulto organizado emocionalmente. Desse modo, tem autoestima e, consequentemente, é capaz de entender as necessidades do outro. É empático.

Portanto, agora que você entende melhor o papel da parentalidade nesse aspecto, conheça as vantagens da parentalidade positiva.

Vantagens da Parentalidade Positiva

A educação tradicional não está ligada ao apego seguro. Nela, os pais são uma figura principal do processo de ensino-aprendizado e, são eles quem detém o poder e o conhecimento e estão ali para transferir para os filhos. Neste modelo o foco é a obediência, a disciplina.

Diferentemente da educação tradicional, na disciplina positiva, os pais são apenas mediadores que levarão a criança a construir seu próprio conhecimento em relação a si mesma e ao mundo. O foco são as necessidades da criança e a comunicação é feita de maneira diferente, desenvolvendo habilidades de vida nos filhos, através de atos assertivos e respeitosos. Afinal, o maior exemplo são nossas atitudes.

Comunicação sem culpa

A comunicação sem culpa, sem julgamentos e de maneira gentil, o olhar respeitoso para as necessidades das crianças e o entendimento de que estão NO MOMENTO CERTO para serem vulneráveis e dependentes!

Sem esse entendimento, ignoramos as necessidades hoje, o que os torna adultos dependentes e desorganizados emocionalmente, por nunca terem tido espaço e tempo para seu autodesenvolvimento. É isso que vai ‘transformar’ seus filhos em pessoas seguras e positivas: entender que são crianças e devem ser respeitadas como são.

A melhora do relacionamento é uma vantagem da parentalidade positiva

Como falamos, as principais vantagens da parentalidade positiva são muito poderosas. Sendo assim, elas têm a ação de tomar conta onde os pais assumam responsabilidades e transformarem seus próprios comportamentos para melhorar o relacionamento com seus filhos e estimular a criança, respeitando sua integridade.

Desse modo, o apoio dos pais para com seus filhos são fatores importantes a serem considerados. Além disso, as necessidades das crianças em uma das suas fases de desenvolvimento, principalmente até os 7 anos, é de profunda dependência com relação aos seus cuidadores.

Por fim, tudo isso contribui para a construção de uma personalidade positiva e para o desenvolvimento do seu potencial, segurança e bem-estar.

Curtiu o texto? Siga o nosso Instagram e confira mais dicas sobre o assunto.

Quer saber mais sobre educação positiva, disciplina positiva, parentalidade positiva e apego seguro? Entre em nosso blog.