Facebook 8 horas

criação com apego teoria do apego educação positiva criando com apego sono infantil

A criação com apego surgiu a partir de um estudo de vínculo desenvolvido por recém-nascidos com suas mães e cuidadores. A criação com apego valoriza a criação de vínculos fortes e confiáveis de amor entre pais e filhos e existem dois pilares principais: contato olho a olho e troca emocional, que são facilitados através da amamentação, com o bebê bem grudado em você e através da cama compartilhada (contato com a mãe durante o sono).

A criação com apego seguro e a educação positiva ajudam os pais a terem mais consciência em relação à criação dos filhos, bem como uma visão e um comportamento empático em relação a eles. O objetivo é identificar a necessidade dos pequenos e tentar entender qual a comunicação está por trás desse comportamento.

O que é o Apego Seguro?

A Teoria do Apego, desenvolvida pelo psicanalista John Bowlby é composta por 4 tipos de apego, que se desenvolvem a depender da capacidade de resposta empática e amorosa do cuidador principal: apego Seguro, evitante, ambivalente e desorganizado. O apego seguro é muito importante para a qualidade da relação afetiva entre pais e filhos. Além de fortalecer a relação, protege a saúde mental dos pequenos e é um fator de proteção contra o trauma. Portanto, é o tipo de relacionamento que deve ser almejado.

Um bebê, instintivamente, procura uma pessoa para cuidar dele e precisa estar vinculado a alguém para sobreviver. Uma vez que sabemos identificar suas necessidades, evitamos que entrem em estado de alerta, permitindo que sejam cada vez mais espontâneos e emocionalmente saudáveis, o que impacta positivamente nos comportamentos, alimentação e sono (que comumente são os principais desafios das famílias). Ou seja, quanto mais o cuidador principal é assertivo ao observar e atender as necessidades do bebê ou criança, mais seguras elas ficam e mais próximo estão de uma relação de Apego Seguro.

Qual o objetivo da criação com apego?

O objetivo da criação com apego é garantir a segurança física, psíquica e emocional da criança. Além disso, quando estamos criando com apego, garantimos as necessidades básicas da criança e isso se dá pela proximidade, proteção, previsibilidade e bem-estar.

Idealizada nos anos de 1950, a criação com apego destaca a necessidade de segurança no começo da vida, e isso significa as crianças estarem perto dos pais/cuidadores. A proximidade, física e emocional, com os pais ou cuidadores é o ponto de partida para que a criança desenvolva uma ligação segura com adultos.

Essa proximidade é especialmente importante nos primeiros anos de vida. Sabemos que um bebê é incapaz de cuidar de si. Ele depende dos pais para conseguir alimento, saciar-se da necessidade de contato, carinho, dormir e aprender sobre o mundo e suas relações. Essa relação entre pais e filhos é o principal campo de estudo da teoria do apego. Entendermos que o mundo da criança se resume aos pais (principalmente à figura maternal) e que tudo o que vivenciarem neste contexto, reflete em sua maneira como se relaciona com o mundo.

Como desenvolver o apego seguro com os filhos. Entenda os passos para uma relação de apego seguro

Promove a proximidade

A proximidade física é o ponto de partida para que a criança se desenvolva, mas é mantido e garantido com a proximidade emocional: tempo de qualidade, troca, assistência empática, respeito às necessidades do bebê, entendendo e respondendo prontamente à sua dependência física e necessidades de co-regulação emocional.

Ou seja, é preciso compreender que o cuidador principal é o grande responsável pela regulação emocional do bebê, promovendo a ele a tranquilidade e segurança através de nossa proximidade e contato. Esse tipo de atitude pode facilitar, inclusive, o sono infantil, e isso é explicado por que, ao responder atentamente às demandas do filho, a mãe o prepara para desenvolver a capacidade de ser independente e controlar suas próprias ações.

Sono infantil e o apego seguro andam juntos!

Sabe-se que os padrões de sono dos bebês são diferentes dos padrões dos adultos. Cuidar de um bebê demanda tempo, paciência e esses cuidados podem influenciar diretamente no sono do bebê.

A criação com apego possui princípios que não se trata de regras, mas orientações. E essas orientações podem influenciar diretamente no sono infantil. Uma das garantias da relação de apego seguro é a segurança, física e emocional.

Nos primeiros meses, valoriza-se a amamentação (se a mãe não puder amamentar, que ela seja a única a alimentar, mantendo assim essa relação próxima e importante). Aconselha-se que o bebê durma próximo à mãe, que não tenha muitos cuidadores (que a mãe busque apoio a todas as outras demandas, de maneira que tenha disponibilidade física e emocional ao bebê).

Criação com apego no dia a dia

O bebê está em fusão emocional com a mãe (cuidador principal) e isso significa que tudo que ela sente afeta o bebê e o seu sono. Por isso é muito importante que a mãe seja cuidada (e se cuide), para que esteja menos sobrecarregada, feliz e tranquila em sua relação com o bebê. Isso vai garantir um sono mais tranquilo e seguro para o bebê e para a mãe! É um método praticado em várias culturas e é vista como um benefício para a família.

Outro ponto que pode influenciar no sono do bebê é a prática da educação positiva, pautada em pilares que sustentam o Apego Seguro. A necessidade do bebê estar próximo (colo, cama) da mãe para que esteja em segurança e no conhecimento dos pais a respeito do de si próprios e do desenvolvimento de uma criança. Assim serão capazes de ter inteligência emocional e nivelar suas expectativas em relação aos comportamentos (inclusive de sono) de seus filhos.

Quer saber mais sobre criação com apego, teoria do apego, educação positiva e sono infantil?