Facebook 8 horas

rotina do sono

Você sabe qual o horário ideal para nossos filhos irem dormir? Sabe como melhorar a rotina do sono do bebê?

O comportamento de sono é um reflexo do dia, e o dia a dia pode afetar a rotina do sono das crianças e quando existe estresse durante o dia pode fazer com que a criança não tenha uma boa noite de sono. Pode acontecer, também, da criança ter um sono leve e com pouco relaxamento.

Nessa publicação vamos falar mais sobre o sono do bebê e a fisiologia do sono.

Fisiologia do sono – Sono do bebê

O organismo humano é direcionado pelo ritmo circadiano, que representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico de todos os seres vivos.

Uma das principais funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico, que controla o sono e o apetite. É através dessa cadência que devemos entender que nossos filhos já possuem uma rotina interna, mas que para que ela funcione, é preciso observá-los e observar se a rotina da casa é adequada e respeita esse relógio interno.

Além disso, são as mudanças que o organismo equilibra nosso corpo e direciona nossas necessidades. Ao escurecer, a glândula pineal começa a produzir a melatonina (o hormônio do sono) e então começamos a relaxar, a sentir o corpo menos disposto e vem a vontade de ir dormir.

Se o ambiente se agita, nosso organismo entende que não poderemos ir dormir e, para que consigamos ter energia novamente, produz o cortisol. O cortisol é o hormônio do stress, que traz mais energia para seguirmos as atividades, mas tem um efeito colateral pouco conhecido: despertares noturnos!

Mas como melhorar o sono do bebê? O que fazer para mudar a rotina do sono? 

Inicialmente, vamos voltar à parentalidade positiva. Sabemos que a parentalidade positiva significa assumir responsabilidades e comportamentos para melhorar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Assim como, também o comportamento de sono da criança.

É muito importante dar atenção às necessidades da criança e, da mesma maneira, é importante conhecer o ciclo de sono e suas influências. Não existe uma receita correta para melhorar o sono da criança, mas um educador parental com ênfase em sono e apego seguro pode ajudar a entender a necessidade fisiológica da criança, assim como suas necessidades básicas da vida.

Um educador parental tem um olhar especial sobre a hora do sono e o tempo que a criança demora para relaxar e se entregar ao sono. Mas mantenha em mente que para que esse processo seja concluído, a criança precisa se sentir segura, confortável e amada.

Como melhorar a rotina do sono do bebê?

Todos nós despertamos durante a noite, esses despertares acontecem entre os ciclos de sono non-REM e REM. Porém, se temos uma quantidade considerável de cortisol no organismo, entre essas mudanças de ciclo nosso organismo volta a se agitar e temos dificuldades em voltar a dormir.

O mesmo ocorre com nossos bebês: se não os colocamos para dormir no horário em que sentem sono, o organismo da criança interrompe a produção de melatonina e passa a produzir cortisol!

O cortisol os permite continuar despertos, mas a criança fica muitíssimo nervosa e passa a ‘lutar contra o sono’, ou seja, está cansada, mas há um hormônio poderoso que a impede de relaxar e dormir.

A rotina do sono infantil está sob nossa responsabilidade e o principal da rotina é a previsibilidade do organismo e do bebê. Organize a rotina da casa para que você esteja disponível para seu filho, e com isso, que ele consiga relaxar e ir dormir no momento em que a melatonina começa a ser produzida. Se estiver em sintonia com o ritmo da criança e promover um ambiente amoroso e adequado à criança, vai se surpreender com a qualidade de sono que ele passará a apresentar com esta simples mudança!

Quer saber mais sobre o sono do bebê, rotina do sono, educador parental, como melhorar o sono do bebê e fisiologia do sono? Entre em nosso blog.

Autora: Lívia Praeiro Coelho Saliba