Facebook 8 horas

Imagem do Post do Blog da 8 Horas 1

A criação com apego, a disciplina positiva e a parentalidade consciente surgiu por estudos desenvolvidos com relação ao vínculo dos recém-nascidos com as suas mães e cuidadores. Esses estudos demonstraram a importância de uma relação de Apego Seguro: como a relação pais-filho surge e influencia no desenvolvimento da criança.

A criação com apego começa antes da criança nascer e se estende para os laços entre adultos. É uma expressão que você provavelmente já escutou e envolve a atenção constante ao recém-nascido, observando-o, entendendo suas necessidades e as atendendo sempre que possível. A amamentação em livre demanda (oferecendo o alimento no ritmo da criança), a cama compartilhada e o contato constante com o bebê, auxiliam a promoção de uma relação de Apego Seguro e impactam, DIRETAMENTE, o sono do bebê.

Como a criação com apego pode melhorar o sono do bebê?

O sono é um aspecto importante na vida das crianças e é responsável pelo crescimento, desenvolvimento neuro cortical, cognitivo e motor, bem como a manutenção da saúde. É um hábito associado à prevenção de doenças e ajuda na melhoria do aprendizado e bem-estar físico e emocional.

Garantir o sono adequado para o bebê é importante e é uma responsabilidade dos adultos (pais e cuidadores). Quando falamos do sono das crianças com a abordagem da criação com apego, permitimos ampliar o nosso olhar para o comportamento do sono das crianças, entendendo a possibilidade de transformarmos o momento do sono em um momento de conexão.

O sono é uma necessidade fisiológica imprescindível, como mencionamos, e o primeiro passo para você conseguir fazer com que seu filho durma é não colocar as suas necessidades antes das necessidades dele. É preciso se preparar para a chegada de um bebê, entender quais são os comportamentos esperados para cada idade e o que esperar em relação ao sono, nivelando expectativas e se fortalecendo para conseguir lidar bem com o sono do pequeno.

Avaliar o quanto as outras áreas da sua vida (casa, trabalho, relacionamentos…) impactam diretamente na relação com o seu bebê, que deve sempre ser prioridade. Numa sociedade autoritária e imediatista, estar com o bebê muitas vezes é colocado em segundo plano, pois o mundo nos chama de forma agressiva. Entender a nossa importância como mães, como cuidadores principais de uma vida tão vulnerável e tão dependente de nós pode nos fortalecer a dizer ‘nãos’ para o mundo, e não para o nosso bebê.

A ideia não é abdicar das nossas necessidades em função do bebê, mas sim entender que, como o ser vulnerável e expectante que é, somos responsáveis por nomear e atender suas necessidades. Eles precisam de nós para serem vistos e interpretados, precisam de nós para sobreviver. E suas necessidades são mais urgentes e imediatas.

Nós viemos ao mundo para formar laços com os demais. Todos sentimos a necessidade de pertencer e nos vincular, é uma necessidade humana e imprescindível para uma boa saúde mental. Os relacionamentos são uma forma de garantirmos a nossa sobrevivência.

Sabemos, então, que um bebê é incapaz de cuidar de si mesmo. Ele depende dos pais para conseguir alimento, saciar-se da necessidade de contato, carinho, dormir e aprender sobre o mundo. Este é o principal campo de estudo da criação com apego.

Educação parental na criação com apego.

O apego significa um vínculo afetivo entre um indivíduo e uma figura de apego. O Apego Seguro dá-se em função da assertividade do cuidador principal em atender as necessidades da criança. Os laços entre essas pessoas podem ser recíprocos entre dois adultos, porém, entre uma criança e um cuidador, são baseados nas necessidades de segurança, proteção e necessidades fisiológicas, e os adultos são os provedores de amor e cuidado nesta relação.

Criar com apego é uma proposta em que as crianças tenham uma relação de apego seguro com quem cuide delas, garantindo o desenvolvimento físico, social e emocional. O cérebro de uma criança em uma relação de apego seguro, está aberto ao aprendizado, pois sabe que o adulto promoverá sua segurança, então pode focar em outras coisas que não sua sobrevivência. Em outras palavras, o apego seguro vem de uma relação de confiança com o cuidador principal.

 

Educação positiva é o caminho.

 

A educação positiva também é citada nesse campo por ser uma filosofia que preconiza o uso da não-violência na comunicação entre pais e filhos. Ela é baseada em respeito mútuo e também visa o desenvolvimento físico, social e emocional da criança.

Criar com apego através da educação positiva e parentalidade consciente, desenvolve crianças felizes e contribui para que elas saibam lidar com situações adversas da vida de forma independente e saudável. No futuro essas crianças serão adultos íntegros, seguros de si, independentes e felizes.

Quer saber mais sobre criação com apego, disciplina positiva, bebê que não dorme, educadora parental e parentalidade consciente? Entre em nosso blog.