Facebook 8 horas

disciplina positiva educação parental apego seguro parentalidade positiva

Escolher a melhor forma de educar os filhos exige responsabilidade e pode ser um grande desafio para os pais. Entre as abordagens existentes (de severo a permissivo), a educação positiva e a disciplina positiva estão em destaque porque a ciência já comprova os benefícios desse novo olhar para as crianças. Toda a sociedade se beneficia com relações em que não existem atitudes punitivas e nem permissivas.

A disciplina positiva é uma filosofia que aposta na firmeza com gentileza nas relações com os filhos. Não utiliza de punições ou recompensas, pois tem como base o respeito mútuo e a comunicação não violenta. Assim visa, no longo prazo, desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças.

A parentalidade positiva utiliza a educação positiva e o apego seguro, criando proximidade entre pais e filhos, por meio do amor incondicional, aceitando nossos filhos como são e contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual.

Disciplina positiva Parentalidade positiva

A ideia da disciplina positiva é ensinar com base no respeito, empatia e gentileza, promovendo autonomia e estabelecendo limites (quando há questões de segurança envolvidas). Para a disciplina positiva todo comportamento tem uma origem e uma causa que deve ser investigada a fim de entender quais as necessidades não atendidas estão sendo comunicadas através dele.

Os comportamentos desafiadores apresentados pelas crianças são vistos como manifestações e convites para investigar o que não está bem em nós e em nossa relação com ela.

A disciplina positiva prega a “firmeza com gentileza”. Neste caso o adulto precisa ser firme na proteção da criança, quando ela está ameaçada. A medida da firmeza é muito complicada, pois pode se tornar fonte de controle do adulto para com a criança e perder seu propósito. Firmeza não é ficar controlando, é direcionar. A medida de gentileza (amor) é infinita, não tem medida.

A parentalidade positiva pressupõe que os pais estudem para sua função, conhecendo de desenvolvimento infantil e sabendo quais comportamentos esperar para cada idade. Assim é possível atender mais assertivamente às necessidades das crianças em cada momento específico.

Através da parentalidade positiva as crianças poderão tornar-se adultos íntegros, saudáveis e felizes. Esse estilo de criação contribui para a construção de um mundo melhor para todos, uma vez que essa criança será um cidadão emocionalmente saudável. O primeiro passo para conseguir se engajar nesse tipo de ensinamento é desconstruir a maneira como você foi educado na sua infância. Reconhecendo as necessidades (amor, respeito, conexão, diversão, dentre outras) que você teve quando criança e não foram atendidas.

Como aplicar a educação positiva?

Mas como aplicar a educação positiva? Bem, se você tem algumas dúvidas sobre o assunto, pode consultar um educador parental para te ajudar. A busca pelo apoio de um educador parental está se tornando cada vez mais normal. Este profissional apoia pais e familiares na construção de estratégias e ferramentas para lidarem com suas crianças e adolescentes.

A educação parental ensina, por workshops, palestras e, até atendimentos em domicílio, sobre os comportamentos desafiadores que crianças e adolescentes podem apresentar e como abordá-los. A começar pela extinção da violência verbal, as punições, entre outras atitudes violentas.

O que um educador parental faz? Em nosso YouTube você confere muitos conteúdos sobre o tema.

Educação parental Parentalidade positiva e apego seguro

Como falamos anteriormente, a parentalidade positiva, o apego seguro, a educação positiva e a educação parental trabalham em conjunto para que as crianças tenham uma educação respeitosa.

Através da educação parental, o profissional irá acompanhar a família, apoiando os adultos (pais e/ou cuidadores) a construírem um relacionamento mais amoroso e respeitoso para com as crianças. Esse profissional prepara a família para toda a infância, esclarecendo comportamentos esperados para cada idade e nivelando as expectativas dos pais.

Na educação parental, o objetivo é lidar com os adultos, tirando o foco da criança e do comportamento da criança. O educador parental, com seu olhar ampliado para todo o contexto familiar, auxilia os adultos a identificarem as questões que estejam impactando seu relacionamento com a criança. Entendem que seu comportamento é reflexo da relação entre ela e os pais.

O objetivo principal é utilizar essas filosofias como ferramentas de ajuda para melhorar a qualidade nas relações interpessoais, desenvolvendo estratégias saudáveis para melhor lidar com os comportamentos desafiadores dos filhos.

Com essa mudança de olhar para a criança e trazendo para nós a responsabilidade de mudanças, nos vemos mais aptos a agir de forma diferente, principalmente com o suporte da criação com apego, que ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento, incentiva a propagação do amor incondicional nas famílias.

Para finalizar, quando os pais estão felizes, os filhos estão felizes. Pais e/ou cuidadores felizes se sentem mais capazes de lidar com os filhos e gerenciar situações desafiadoras, como adultos, sem ‘disputar’ nossas necessidades com a das crianças!

Gostou da publicação? Quer saber mais sobre educação positiva, disciplina positiva, apego seguro, parentalidade positiva e educação parental? Entre em nosso blog e siga as nossas redes sociais