Facebook 8 horas

como desenvolver o apego seguro criando com apego

Se você conhece o nosso blog, já sabe que o apego seguro é muito importante para a qualidade da relação afetiva entre pais e filhos. Mas você sabe como desenvolver o apego seguro? Você sabe como fortalecer essa relação?

O desenvolvimento de um apego seguro protege a saúde mental dos mais jovens e sempre que tratamos de criação com apego, devemos focar nas crianças, ou melhor, nas necessidades vitais das crianças. Porém, será que os cuidadores estão preparados para favorecer esse tipo de relação?

O apego seguro é uma teoria que defende que todas as crianças estabelecem um apego que pode ser seguro, inseguro, evitante e desorganizado, conforme abordamos neste post. Uma relação de apego seguro se estabelece na medida em que os pais e cuidadores são capazes de reconhecer e responder com assertividade às necessidades do bebê/criança.

Em uma criação com apego seguro os pais compreendem que, como adultos, são os responsáveis por acolher as necessidades e sentimentos do bebê/criança, dando-lhe consolo e segurança. Para tanto faz-se necessário que se comportem de maneira previsível, serenamente, frente às necessidades, comportamentos, receios e insegurança dos filhos. O apoio é de extrema importância, assim como a atenção, o carinho e a empatia.

Se você quer saber como desenvolver o apego seguro, continue a leitura!

Educação positiva e o apego seguro

Alguns pensam que o natural é criar os filhos da maneira com a qual foram educados, ou indo para o extremo oposto. Tomar como referência suas próprias experiências, as conclusões e comportamentos que se internalizaram a partir delas, pode não ser a maneira mais adequada de educar os filhos. Existe um aspecto muito importante a ser considerado na criação dos filhos: a INTENÇÃO como pais.

Quando é entendido que o apego seguro é parte fundamental para a construção de uma relação saudável com os filhos, a INTENÇÃO torna-se acolher e atender suas necessidades com assertividade. Porém, muitas vezes as AÇÕES frente aos comportamentos e necessidades do bebê/criança não estão alinhadas com as intenções. E frequentemente os padrões de autoritarismo ou negligência se sobressaem, podendo levar a relações de apego inseguro, evitante ou desorganizado.

É muito difícil dar aos filhos aquilo que não se teve, por isso tantas vezes é desafiador lidar com choro, “birras”, dar colo, deixar dormir em nossa cama, amamentar, dentre outros.

Portanto, para o desenvolvimento de uma relação de apego seguro, é importante o olhar para dentro e o cuidar de si. Como enxergar e atender as necessidades das crianças se não consegue perceber suas próprias? Existem maneiras de trabalhar esse aspecto, seja sozinho ou com a ajuda de uma educadora parental. Com uma boa orientação e apoio, você pode construir com seus filhos uma relação de apego seguro.

3 aspectos importantes sobre o apego seguro e da educação positiva

O apego seguro e a educação positiva são aspectos importantes do desenvolvimento infantil por diversas razões, como:

  1. O apego é uma necessidade biológica partilhada por todos os seres humanos. Isso significa que as crianças necessitam de viver vinculados a outras pessoas que cuidem deles e os enxerguem verdadeiramente – suas necessidades (o mesmo acontece com os adultos).
  2. O apego seguro é importante porque é o “espaço vital de crescimento da criança saudável”. Isso significa que a qualidade do apego transmitida à criança vai influenciar o modo como se desenvolve e comporta no futuro.
  3. É a criação com apego seguro que transmite à criança a sensação de segurança, autoestima, confiança e autonomia para enfrentar o mundo, de acordo com a qualidade afetiva que recebe dos pais.

Como desenvolver o apego seguro

Pode ser que em alguns casos, pais e cuidadores tenham dificuldade em desenvolver uma relação de apego seguro com os filhos, e isso pode ser transformado com o apoio de uma educadora parental. Como falado anteriormente, é muito difícil doar aquilo que não se teve. Porém com o apoio de uma educadora parental dentro de um processo de autoconhecimento e autocuidado essa realidade pode ser transformada.

O que as crianças precisam é de acolhimento e segurança, para ter sua autoestima e autoconfiança preservadas, e assim desenvolver sua autonomia. Correto? Bem, nem todos os pais e cuidadores receberam isso quando eram crianças e isso pode refletir na educação com seus filhos. Vamos, então, a alguns aspectos que podem ajudar nessa criação de vínculo.

  • Investigação mútua – permita-se conhecer o bebê/criança. Esteja entregue e interessado verdadeiramente na construção dessa relação. E dê tempo e oportunidade para que ele também te conheça. Assim ambos se conhecerão melhor e o cuidador aprenderá a reconhecer os sinais que sugerem que o bebê está incomodado. E a identificar a origem do incômodo.
  • Responsividade – o bebê/criança deve estar seguro de que os pais se apercebem de seus estados internos (mal ou bem-estar) e que respondem de modo adequado às suas necessidades.
  • Parentalidade consciente – para que as crianças desenvolvam um sentimento de segurança, os pais devem responder às suas necessidades de modo consistente e previsível. O processo de consciência envolve estudos acerca de desenvolvimento infantil e autoconhecimento.
  • Acolhimento – os bebês/crianças precisam sentir que os pais/cuidadores os aceitam da maneira como são. Acolhendo todas as suas emoções (medo, raiva, alegria) e respectivas manifestações (birras, gritos, explosões emocionais) sem condenar, julgar ou rejeitar.
  • Corregulação – bebês e crianças não têm maturidade emocional para lidar com seus sentimentos. Cabe ao adulto o papel de corregulação emocional. Assim o bebê/criança, após acolhido, consegue voltar ao estado de equilíbrio e se sinta seguro. Lembrando que para ensiná-los a lidar com suas emoções o adulto precisa conseguir lidar com as suas. Você consegue?

Ainda tem dúvidas sobre como desenvolver o apego seguro? Assista ao vídeo e confira algumas atitudes de apego seguro para responder com assertividade as necessidades do seu filho:

Gostou da publicação? Quer saber mais sobre como desenvolver o apego seguro, educação positiva e outros assuntos sobre desenvolvimento infantil? Siga a 8 Horas também no Instagram!