educacao-positiva-sono-do-bebe

A disciplina positiva teve sua origem nos anos 20, mas somente nos anos 80 começou a ser divulgada, assim como seus benefícios na forma de educar as crianças. A educação positiva possui cinco fundamentos que propõe um modelo para compreender melhor o comportamento das crianças e a forma de abordar sua atitude com o objetivo de guiar as crianças através de uma perspectiva positiva.

A disciplina positiva para educar filhos é baseada na comunicação, amor e empatia. Ela propõe uma educação emocional com respeito e firmeza, não incluindo lutas de poder, controle excessivo ou permissividade.

Maternidade Real

Todos sabemos da dificuldade em ser mãe. É se doar a todo momento, pensar e estar com a criança 24 horas por dia. Se preocupar com o sono do bebê. É preocupante, dá medo. Medo de perder e de não conseguir aproveitar todo momento com os filhos. É normal se sentir assim. Gerar, parir, criar, maternar. É difícil, mas é bonito, solitário, intenso. E é para sempre. A maternidade real é o instinto materno, o amor incondicional, a responsabilidade vivida sozinha e compartilhada.

A educação positiva é uma prática fantástica e vem ajudando várias mães educarem seus filhos. Então, vamos aos fundamentos?

Educação positiva – Fundamentos

Existem hoje muitas filosofias que nos apoiam a responder aos desafios dos filhos, mas é importante entender que tudo começa de nós. Nosso autocontrole não será desenvolvido através destas ferramentas. Precisa ter tempo para cuidar de si mesma (seus ímpetos, suas dores, seus desejos) para então conseguir entender que não estamos aqui promovendo ferramentas para controlar os filhos, mas sim para nos auxiliar a nos conectar com eles. A aplicação da disciplina positiva como método de educação emocional pode trazer vários benefícios para os pais e a criança, pois promove o respeito. Isso impacta positivamente, inclusive permite que a relação com os pais seja mais leve e amorosa, o que ajuda no sono do bebê, entre outros diversos benefícios.

São 5 os fundamentos da educação positiva:

  1. Ser amável e firme ao mesmo tempo

Ser amável e firme ao mesmo tempo pode ajudar no bem-estar do filho e no próprio bem-estar. Ao ser amável com a criança, o respeito; ao ser firme, respeito a mim mesmo. Esse é um dos princípios mais importantes e faz uma referência a uma educação baseada no respeito mútuo.

  1. Ajuda a criança a sentir-se importe e pertencente

Ao incluirmos nossos filhos em nossas decisões diárias permitimos que se sintam importantes e que fazem parte do contexto familiar. Dessa maneira nos conectamos mais com eles, convidamos sempre a cooperar, escutamos e os levamos a sério.

  1. Eficaz a longo prazo

A disciplina positiva é um pensamento a longo prazo. Ela ajuda a guiar os filhos para buscar soluções que ajudem na solução de conflitos e problemas. Para conseguir isso é necessário que os pais se coloquem no lugar dos filhos a todo momento.

  1. Ensina valiosas habilidades para a vida

A educação positiva oferece aos filhos uma oportunidade de crescer com habilidades de vida necessárias para prosperar. É sempre necessário mostrar-lhes habilidades como responsabilidade, autocontrole, disciplina, empatia e respeito.

  1. Ajuda a criança a desenvolver suas capacidades e ser conscientes delas

A disciplina positiva ajuda a criança a descobrir suas capacidades e possibilita que elas confiem nelas mesmas. Torna as crianças mais autônomas e capazes de aprender com seus próprios erros. Sem julgamentos, castigos, anda que se equivoquem, ao ter confiança em si mesmos, aprenderão o correto e a corrigir os erros.

Gostou das dicas? Entre em nosso blog e fique por dentro das notícias sobre os pequenos.

 

WhatsApp chat