Facebook 8 horas

disciplina positiva criando com apego educação positiva parentalidade positiva sono infantil

Todos sabemos que educar um filho é uma grande responsabilidade e um grande desafio para os pais. Dentre as abordagens de educação, vamos falar da disciplina positiva e da educação positiva.

Sabe se que criando com apego, utilizando também a disciplina positiva, apostamos na firmeza, gentileza, respeito e amor para com os pequenos. E assim você ajuda no desenvolvimento da criança para que se tornem seres mais independentes promovendo uma relação com os pais com base em respeito mútuo.

Nessa publicação vamos falar sobre como transformar a relação com o seu filho através do apego seguro, parentalidade positiva e educação positiva.

Sono InfantilCriando com apego

Um dos pontos que podem melhorar a relação dos pais com os filhos, criando com apego, é com relação ao sono infantil. O sono infantil não é tão complexo de entender e a educação positiva e o apego seguro possuem ferramentas para ajudar a compreender o seu funcionamento.

A criação com apego zela pela autoestima, carinho, empatia e ajuda a desenvolver a autonomia da criança, além de transmitir segurança e independência. 

O sono infantil é um reflexo do dia e o estresse pode atrapalhar o sono do bebê. As crianças se estressam bastante, principalmente por elas ainda não saberem lidar com certos tipos de sentimentos: com suas necessidades básicas não atendidas (muitas vezes são respondidas, mãs os pais não são assertivos, não entendem exatamente o que o bebê precisa). Mas estas necessidades compreendem fome, frio, calor, necessidade de contato, de troca emocional… Às vezes as crianças estão estressadas e nem imaginamos que isso está acontecendo ou pode acontecer.

Como falamos em outra publicação, é de extrema importância saber que o ciclo de sono do bebê recebe influências biológicas, ambientais e sociais. Conhecer as peculiaridades de cada fase norteia as expectativas dos pais, permitindo fazer ajustes de hábitos. A evolução da rotina do sono é um processo que exige mais tempo do que treinamento.

Quer saber mais sobre o sono infantil e criação com apego? Veja nesse link.

Disciplina positiva – benefícios

O principal objetivo da parentalidade positiva é fazer com que a criança perceba seus limites,  através do respeito que seus pais têm por seus limites infantis. Uma criança educada através da parentalidade positiva e do apego seguro se torna um adulto organizado emocionalmente, com autoestima e, consequentemente, capaz de entender as necessidades dos outros. Ele se torna um ser humano mais empático. Na verdade, devolve para o mundo aquilo que recebeu.

Como falamos, o respeito, empatia, gentileza, autonomia e limites são pontos que a parentalidade positiva promove. E o primeiro passo para seguir esse tipo de ensinamento é desconstruir a maneira como você foi educado na sua infância.

A disciplina positiva está cada vez mais em uso e ela ajuda os pais e familiares a recorrer a estratégias e desconstruir crenças para lidarem com suas crianças e adolescentes.

Com a mudança na maneira de educar os pais se veem mais aptos a agir de forma diferente, principalmente com o suporte da criação com apego, que ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento e incentiva a propagação do amor verdadeiro dentro das famílias.

Quer saber mais sobre disciplina positiva, criando com apego, parentalidade positiva e sono infantil? Veja em nosso blog.

Inscrições Abertas

Vagas abertas para o curso de
Certificação em consultoria do sono