Facebook 8 horas

desmame noturno desmame noturno natural desmame natural como fazer desmame nortuno desmame noturno como fazer

O desmame noturno traz dúvidas para muitas mães. Enquanto alguns bebês dormem a noite toda, outros têm o hábito de acordar várias vezes para mamar. Nesse caso, algumas mães têm dúvida sobre como fazer o desmame noturno de maneira gentil.

A amamentação e o afeto são conceitos que se misturam e às vezes e por isso se torna desafiador pensar em diminuir esse contato. Precisamos pensar se é algo que estamos fazendo pensando no nosso bem-estar ou no bem-estar do bebê.  A ilusão que isso pode permitir que ele durma melhor não é real, e além de prejudicar ainda mais o sono, o desmame pode perturbar ainda mais a relação mãe-bebê. 

Desmame Noturno – Como Fazer

É natural que o bebê amamente até os 6 meses de vida em livre demanda. A mãe e o filho precisam desse contato. O aleitamento materno é o principal alimento do bebê e as mamadas noturnas são tão importantes quanto as mamadas que o bebê faz durante o dia.

O padrão de sono do bebê é diferente dos adultos. Ele precisa se alimentar com mais frequência para obter os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, mamar no peito é algo que aproxima a mãe do filho, transmite amor, carinho e segurança.

O desmame natural noturno pode acontecer naturalmente se observamos verdadeiramente nosso bebê. Alguns bebês vão espaçando as mamadas a partir do momento que recebem outros alimentos e outras formas de se sentirem conectados com sua mãe. Ou seja, a partir do momento que suas necessidades físicas e emocionais vão sendo alimentadas além do seio. Com novos alimentos e nova interação da mãe com o bebê, em brincadeiras, olho no olho durante a alimentação sólida e muita troca emocional, permitindo que o bebê se sinta sempre seguro para descobrir o mundo.

Isso não acontece com todos os bebês, infelizmente. Alguns se sentem ainda mais abandonados se a mãe espaçam as mamadas sem uma ‘contrapartida’, ou seja, sem manter sua proximidade e cuidados. E então, parece difícil que o desmame noturno natural aconteça. 

É fundamental saber que não existe uma idade ideal ou fixa para o desmame noturno. Como explicado acima, não é um omento programado pela mãe, mas construído por ela. Assim, vai observando os de prontidão que a criança transmite. Um ponto que você pode observar como sinal de prontidão é quando o bebê se alimenta bem durante o dia, após a introdução alimentar, está sempre tranquilo, não ‘cobra’ a presença da mãe (ou seja, se sente seguro com o tempo de qualidade que ela promove).

Se a criança já está aceitando bem os alimentos, fisicamente já podemos considerar sua propensão a despertar menos de noite. Se os despertares noturnos não diminuem, independente da ingestão calórica, é um sinal claro que de suas necessidades de contato e proteção ainda estão insuficientes. N o seio estas necessidades são naturalmente respondidas, sem o seio, a mãe precisa construir outras maneiras de se relacionar com o bebê, de forma que ele não fique hipervigilante por necessidade de contato.  Reduzindo então seus despertares, podemos dizer que o desmame noturno está acontecendo. Se você estiver com dúvidas, consulte um pediatra.

Desmame natural – mamada da madrugada, pode ser um hábito?

Não acredite que o bebê acorde a noite porque ele está acostumado a fazer isso. Considerar necessidade de contato como hábitos é desconhecer as necessidades básicas de uma criança. O desmame noturno natural é um processo que precisa de muita observação e cuidado e não acontecerá da noite para o dia.

Então, como fazer o desmame noturno?

Bem, para começar, não é um momento decidido pela mãe, não existe um passo a passo para o desmame noturno. Existe é a consciência do significado deste processo, e como nosso olhar para as necessidades da criança organizam os processos naturalmente, ou seja, meu filho vai reduzindo as mamadas noturnas com a capacidade de mais ingestão calórica durante o dia e com mais oportunidades de contato além do seio. 

Um ponto importante, não acredite que houve retrocesso pós doenças ou em fases de transição ou com a volta da mãe para o trabalho. Entenda que estas situações nos obrigam a observá-las mais, e assim a necessidade de mais contato fica nítida.

O desmame noturno não acontecerá da noite pro dia. Utilize as nossas dicas para conseguir realizar o desmame natural e, o mais importante, tenha paciência.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre desmame noturno, desmame natural e como fazer o desmame noturno? Entre em nosso blog.