Facebook 8 horas

desmame noturno desmame noturno gentil educação parental apego seguro criação com apego .

O desmame noturno gentil pode ser feito de diversas formas, e muitas mães desejam que o processo seja feito de forma mais leve possível, sem sofrimento para a mãe e para o bebê. O desmame noturno gentil deve ser realizado conscientemente, ainda mais por sabermos que normalmente as noites são turbulentas e que também diz respeito à alimentação do pequeno.

Chega um ponto onde a criança tem todas as suas refeições, come bem, está com o peso e o desenvolvimento adequado e, quando esse momento chega, a mãe pode querer diminuir as mamadas da madrugada ou mesmo fazer o desmame noturno gentil totalmente.

Nessa postagem falaremos mais um pouco sobre o desmame noturno e como a educação parental e a criação com apego pode ajudar nesse ponto.

O que é desmame noturno gentil?

Se você está exausta de amamentar a noite ou levantar inúmeras vezes para preparar a mamadeira do seu bebê, é importante que considere as razões pelas quais ele está solicitando aleitamento durante a noite repetitivamente.

Ao invés de querer controlar o alimento noturno, garanta que a alimentação durante o dia seja completa e adequado para a idade. Mas mais importante ainda é garantir que a ALIMENTAÇÃO EMOCIONAL com seu filho está adequada. Afinal, o contato que o filho tem conosco durante a amamentação, diz muito mais sobre relações do que sobre calorias.

Então, se você deseja mesmo que a demanda noturna se reduza, durante o dia REDOBRE SUA ENTREGA E CONEXÃO com seu filho:  

  • Converse muito;
  • Olho no olho;
  • Escute-o;
  • Conte historinhas;
  • Faça brincadeiras.

Sinta-se responsável por alimentar sua necessidade de contato emocional com a mãe.

Apego seguro e o desmame noturno gentil.

Claro que o apego seguro preconiza a atenção aos pequenos de maneira respeitosa e empática.

Logo, se você se organiza para encontrar mais momentos de troca emocional com o seu filho durante o dia. Com a mesma atenção que temos com a importância da alimentação diurna. Você perceberá que o seu bebê acabará se sentindo ‘satisfeito’ com o contato que há com aquele ser que supre suas necessidades físicas e emocionais. Assim, o desmame noturno vai acontecendo naturalmente, verdadeiramente.

Contato afetivo e a alimentação de bebês.

Outra dica importante: se, na amamentação, nosso filho está em contato conosco durante a alimentação, tente promover também contato enquanto o alimenta.

Tire-o do cadeirão, coloque em seu colo!

Essa atenção especial para alimentar o bebê durante o dia, brincar com ele, dar atenção, e atender suas necessidades são primordiais para você conseguir chegar a um ponto onde a mamada noturna não será mais necessária.

Quando ocorre o desmame noturno?

O desmame noturno vai acontecendo gradualmente: pode iniciar aos 4 meses de vida do bebê. Alguns vão espaçando as mamadas e elas vão se tornando cada vez mais curtas e uma hora eles não acordam mais para mamar. É fantástico, não é?

Porém, nem todos os bebês são assim. Afinal, alguns precisam de mais atenção em relação à nossa entrega física e emocional. Para o desmame noturno é preciso que estejamos conscientes do papel da amamentação, que vai além das necessidades fisiológicas. 

Como já falamos em outra postagem, não existe uma idade fixa para o desmame noturno gentil. Depende dos sinais que a criança nos dá e de como entendemos que as mudanças para esse processo são em nós, mães, e não no controle das necessidades do filho. 

Priorizar o sono pode ser uma das razões para buscarmos este desmame noturno, mas para tal é preciso um investimento na qualidade de contato durante o dia ao invés do controle da alimentação de madrugada.

Não termos a intenção de diminuir a ingestão calórica de noite sem ter atenção em manter as mamadas durante o dia e momentos de qualidade. Esse, sim, é o processo indispensável e importante para começar o processo de desmame noturno gentil.

Se deseja acabar com as mamadas noturnas e manter a amamentação durante o dia, saiba que é perfeitamente possível. Só depende das nossas ações.

Desmame noturno gentil e o Apego Seguro.

 

Quando o bebê se alimenta durante o dia e acaba acordando de madrugada para as mamadas, é por necessidade e não porque está acostumado com aquela rotina de acordar para mamar.

Ele faz isso não pela fome, mas, porque o seu corpo precisa de contato com seu cuidador principal. Ignorar estas necessidades é o que mais impacta na nossa relação com nossos filhos e no equilíbrio de seu desenvolvimento emocional.

Além disso, se a necessidade de dormir está associado à mamada noturna, aproveite esta oportunidade para também ter uma troca emocional com a acriança, o que ajuda na redução dos despertares noturnos. Esqueça as associações de sono, elas não existem.

O desmame noturno gentil precisa ser preparado e realizado de maneira correta. O tempo é o bebê quem dá os sinais. Tem que ser um processo suave tanto para a mãe, quanto para o bebê. Não se cobre impondo datas, e metas para isso acontecer. Isso pode aumentar sua ansiedade e piorar os despertares.

Quer saber mais sobre desmame noturno, educação parental, apego seguro e criação com apego? Entre em nosso blog.

Curtiu a dica? Confira mais no nosso Instagram.