Facebook 8 horas

Imagem do Post do Blog da 8 Horas 3

O processo de desfralde infantil deve acontecer naturalmente, respeitosa e gentil para a criança. A criança é o grande protagonista nessa fase e o papel dos pais é de apenas supervisionar e apoiar os pequenos. Mas quando iniciar o desfralde?

O desfralde faz parte dos grandes desenvolvimentos da criança. Cada um dos processos de desenvolvimento da criança envolve fatores emocionais, cognitivos e motores para se concretizar e ensiná-la forçadamente por métodos duvidosos. Como urinar em si mesma, humilhar, vilanizar a fralda (é para bebê, você não é mais bebê) pode provocar mais trauma do que autonomia.

 Sabemos que a maternidade é um grande desafio e é um processo que exige muita atenção dos pais. Quando falamos de desfralde ou a idade do desfralde estamos nos referindo ao amadurecimento e ao crescimento dos pequenos e a descoberta pelo próprio corpo, percebendo mãos, pés e também as suas necessidades.

Vamos entender quando iniciar o desfralde de crianças? Bora, lá!

Quando iniciar o Desfralde?

 O desfralde começa quando a criança não usa mais a fralda, ou seja, quando começa a ter períodos longos com fralda seca. Portanto, os pais já podem compartilhar com eles a oportunidade em fazer o xixi ou o cocô no vaso, ou no penico.

Além disso, o simples desejo da criança em estar sem a fralda nada significa. Afinal, isso pode acontecer porque os pais supervalorizam o irmão (ou o primo, ou o coleguinha) que não usa fralda. Nesses casos, a criança se apega ao desejo de ser igual, não por capacidade de controle do esfíncter.

Por isso é importante deixar que isso aconteça naturalmente, no ritmo e no tempo da criança. Essa fase é um momento em que a criança busca por mais independência.

Cada Criança tem o seu tempo de iniciar o desfralde.

 O desfralde é uma fase que todas as crianças passam. Porém, no seu próprio tempo.

Não existe uma idade precisa para fazer essa passagem, mas os especialistas afirmam que antes dos 2 anos a criança ainda não tem a maturidade necessária para encarar essa mudança, e a partir de 4 anos, seja nítido os avanços, partindo da própria criança. Aos 5, ficam mais nítidos os avanços, às vezes também noturnos.

Para o desfralde natural é importante esperar os avanços naturais, considerando a idade da criança e seu amadurecimento. Ademais, toda e qualquer dica pode postergar e até mesmo atrapalhar o processo natural da criança. Pois ao evitar que a criança faça xixi na cama, acabam direcionando o desrespeito por não oferecer líquidos, acordar a criança inúmeras vezes durante a noite, etc.

Não caia nessa!

Veja também: quais os pilares da disciplina positiva.

Papel dos pais no desfralde infantil.

O educador parental pode ser uma peça importante com relação a preparar os pais para o processo de desfralde. Ademais, o objetivo dele é adotar abordagens conscientes para orientar pais, responsáveis e até escolas sobre como educar as crianças dentro de uma perspectiva de respeito mútuo, autoeducação e melhoria das relações familiares.

Para o processo de desfralde os pais ou cuidadores precisam estar preparados e presentes. Além disso, devem estar cientes que escapes são ‘provas concretas’ de que a criança não desfraldou. Nesses casos, busca aceitação do adulto e se esforça por uma conquista que não depende de vontade, mas de aquisições motoras, cognitivas e emocionais.

Os pais conscientes devem agir com naturalidade, jamais utilizando de punições ou ’premiações’.

Desfralde infantil: quando meu filho começa a fazer xixi sozinho?

Com uma certa maturidade a criança começa a aprender ir ao banheiro sozinha, sentar no vaso sanitário, ficar seca por várias horas, retirar a calça e a cueca/calcinha sozinha e saber comunicar o desejo de fazer xixi ou evacuar. Este é o momento de ter mais atenção e apoiar a criança, compreendendo suas necessidades.

Bem, o processo de como tirar a fralda não segue nenhuma receita ou metodologia. Deve-se esperar o tempo da criança e seu amadurecimento.

Quer saber mais sobre desfralde gentil, quando iniciar o desfralde, como começar o desfralde, educador parental e sobre como tirar a fralda? Entre em nosso blog.