Facebook 8 horas

parentalidade positiva disciplina positiva criando com apego educação positiva parentalidade consciente

A parentalidade positiva é a tomada de consciência com relação às responsabilidades e comportamentos para melhorar a convivência com os filhos e para auxiliar no crescimento e estimulação do desenvolvimento da criança. Aplicada junto a educação positiva, significa respeitar a integridade da criança enquanto um ser único e independente.

A educação positiva preconiza o uso da não violência entre pais e filhos. É baseada em respeito mútuo e sua base é o respeito com os filhos no que se diz respeito à humanidade. Antes de ser um filho, ele é um ser humano.

Nessa publicação vamos falar um pouco mais sobre a parentalidade consciente e positiva. 

Criando com apegoDisciplina positiva

Criar com apego é uma maneira de ajudar no desenvolvimento das crianças tornando-as felizes e contribuindo para que elas saibam lidar com as situações adversas da vida de forma independente.

A forma com que as pessoas escolhem educar seus filhos vai definir como eles vão ser quando adultos. A educação positiva, criando com apego, ajuda no desenvolvimento da criança e isso vai refletir positivamente quando a criança for adulta. A parentalidade consciente preza pela educação gentil e firme com os filhos. Ajuda as crianças a se comunicarem além dos comportamentos, desenvolvendo responsabilidade pessoal. E consequentemente cooperação e habilidades de resolução de problemas.

A parentalidade positiva pode influenciar de várias maneiras na vida da criança. Fatores como o sono infantil, autoestima, confiança, entre outros, são pontos que a parentalidade consciente positiva desenvolve ou garante a integridade (você sabia que a autoestima pode ser destruída através de nossas ações desde o nascimento? E que o ‘desenvolvimento’ dela é infinitamente mais difícil de ser promovido?)

Tomando esses fatores como base e pensando nas necessidades das crianças em cada uma das suas fases de desenvolvimento é o foco da parentalidade positiva. É importante prestar atenção nas necessidades das crianças particularmente até os 7 anos de idade, que é um período de maior vulnerabilidade e dependência face aos seus cuidadores.

A disciplina positiva consiste no equilíbrio entre as formas de educar. Não é permissiva e nem rígida, ensina a ser gentil e firme ao mesmo tempo. Acabar com a rigidez e a punição em um lar não consiste em deixar o filho fazer o que quiser, mas em garantir o respeito mútuo. 

O importante é estreitar os laços com os pais e ter um suporte para aprimorar o comportamento diante do mundo.

Parentalidade consciente – Parentalidade Positiva

É importante frisar que as trocas afetivas entre pais e filhos e a sensibilidade dos pais para interpretar as necessidades da criança são funções fundamentais na parentalidade consciente positiva. É importante que os pais saibam responder a essas necessidades com autenticidade e coerência.

O apego seguro se baseia no entendimento dos pais quanto às necessidades da criança. Entender suas necessidades são prioridades. Porém, é importante que os pais também saibam interpretar suas próprias necessidades para poderem atender a necessidade dos filhos, o que gera um equilíbrio saudável, com consciência da fragilidade da criança, da real dependência e expectativas reais também em relação às demandas naturais da criança.

Outro ponto importante é a ligação da disciplina positiva desde os primeiros anos de vida da criança. É importante conectar-se com sua família, comunidade e escola, pois ao fazer isso a tendência é que a criança apresente menos comportamentos inadequados com o tempo, uma vez que sempre foi respondida segundo suas necessidades. Do atendimento à dependência, constrói-se a autonomia.

Educar com recompensas e punição não cria adultos bem-sucedidos. Punir gera rancor e a recompensa pode gerar incapacidade e sensação de menos valor, uma vez que é corrompida suas necessidades para atender a necessidade dos pais. 

Quer saber mais sobre parentalidade positiva, disciplina positiva, criando com apego e parentalidade consciente? Entre em nosso blog.