Facebook 8 horas
sono do bebê de 2 meses


Sono de bebê de 2 meses: como melhorar e dicas.

 Se você quer entender e saber como melhorar o sono do bebê de 2 meses, o conteúdo é esse. Primeiramente vamos estudar como seu filho de 2 meses se comporta. Daí, então, entender um pouco mais sobre o sono do bebê e como fazer o bebê dormir a noite toda.

O importante é começar a observar quais as necessidades do seu filho e qual seria a rotina de um bebê de 2 meses. Dessa forma, tanto o bebê quanto os pais poderão ter mais tranquilidade no dia a dia.

Aí vem uma grande novidade: apesar de você ouvir amigas e parentes dizendo “bebê não dorme” ou “bebê de 2 meses dorme muito”, cada bebê é de um jeito e  antes de acreditar que o sono do bebê de 2 meses pode durar a noite toda. Sendo assim, é mais importante entender que você vai direcioná-lo pouco a pouco, respeitando as necessidades dele e construindo boas noites de sono segundo a maturidade dele.

Nessa idade é esperado que durmam por 3 horas seguidas, o que já representa um bom descanso para as mães insones. Após estudar aqui com a gente vai ficar fácil entender como fazer bebê dormir. Vamos, lá?

 

Como é o sono do bebê de 2 meses?

 

Primeiramente, o bebê com 2 meses já é mais ativo que o recém-nascido. Porém, ele ainda interage pouco e é normal dormir mais de 15 horas por dia (somando todos os cochilos do dia, mesmo picadinhos, dão um grande volume).

Alguns podem ser mais agitados, tensos, outros com sono leve e que não mamam com facilidade, enquanto outros podem ser quietos e calmos, dormir bem e se alimentar melhor.

O sono noturno do seu bebê de 2 meses deve durar cerca de 9 horas de sono (sonecas) durante o dia, com cerca de 6 horas (divididas em dois ciclos) de sono durante a noite, segundo Holland (2004) e (West) 2010.

 

O sono do bebê não é regular

 

 O sono do bebê de 2 meses ainda não é muito regular, apesar das mães desejarem que nesta fase eles já dormissem bastante. Contudo, é comum aos 2 meses culparmos a amamentação por uma fala expectativa que o leite artificial ajudaria a dormirem a noite inteira.

Ao contrário do que se imaginam, bebês que amamentam no seio dormem melhor porque no leite materno que mamam durante a noite. Afinal, absorvem a melatonina da mãe e estimulam a produção desse hormônio tão desejado em seu organismo durante a noite, enquanto mamam.

O mais importante nessa idade é conseguir entender o que funciona com seu bebê e seguir uma rotina: ter hora de dormir, hora para acordar e então você vai se acostumando com a rotina e vai acordar no dia seguinte mais bem disposta.

Veja também: como é o sono do bebê de 3 meses?

Como melhorar o sono do bebê de 2 meses?

O cérebro do seu bebê leva tempo para se organizar. Por isso, o sono durante o dia parece tão descadenciado. Mas não subestime a natureza, ele está aprendendo, dia a dia, a cadenciar seu ritmo circadiano. Que é feito através do reconhecimento do dia e da noite pelo nosso organismo.

Além disso, as sonecas parecerão desorganizadas neste 2º mês de vida, mesmo com rotina definida, mas é um importante caminho a se trilhar. A rotina do bebê vai permitir mais horas de sono pra toda a família e menos despertares durante a noite.

Seu relógio ou ritmo circadiano é regulado por fatores internos como a fome e o cansaço, bem como através de fatores externos, como a luz e a escuridão. Assim, seu bebê provavelmente terá mais períodos acordados durante o dia. Sendo este, um sinal que está mostrando interesse em seus arredores.

 À noite, ele pode estar dormindo por períodos mais longos, chegando alguns bebês a apresentarem períodos de sono continuo de até quatro horas por vez, até o final do segundo mês (Grace 2010; West 2010).

No final deste mês, cerca de doze semanas, a soneca da manhã deve começar a cair na rotina e se manter na mesma hora todos os dias.

Entretanto, uma ou mais reviravoltas noturnas ainda serão uma característica neste segundo mês (Smith, 2007), para a maioria dos bebês. Não só você, mas ele também está se adaptando a essa nova vida, no caso dele, fora do útero!

Por fim, não há maus hábitos nessa idade; seu bebê necessita legitimamente de sua ajuda, então fique à vontade para ninar, alimentar e até caminhar com ele, para adormecer mais rápido.

O importante é dormir! Quer mais dicas sobre o sono do bebê de 2 meses? Siga nosso Instagram