Facebook 8 horas
Horário ideal para bebê dormir

 

Você sabe qual o horário ideal para bebê dormir? Quem não deseja um bebê dormindo bem? Você sabia que isso depende do horário em que ele é colocado para dormir?

 Vamos ao texto? Confira agora dicas completas para você cuidar do sono do seu bebê com mais qualidade.

Como é o sono do bebê?

 Nosso organismo (e o dos bebês) são direcionados pelo ritmo circadiano, que representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico de todos os seres vivos.

Uma das principais funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico, que controla o sono e o apetite. É através dessa cadência que devemos entender que nossos filhos já possuem uma rotina interna, mas que para que ela funcione, é preciso observá-los e observar se a rotina da casa é adequada e respeita esse relógio interno.

O ritmo circadiano é direcionado pelo amanhecer e anoitecer.

É através destas mudanças que o organismo equilibra nosso corpo e direciona nossas necessidades.

Ao escurecer, a glândula pineal começa a produzir a melatonina (o hormônio do sono) e então começamos a relaxar, a sentir o corpo menos disposto e vem a vontade de ir dormir. Se o ambiente se agita, nosso organismo entende que não poderemos ir dormir e, para conseguirmos ter energia novamente, produz o cortisol.

O cortisol é o hormônio do stress, que traz mais energia para seguirmos as atividades, mas tem um efeito colateral pouco conhecido: despertares noturnos!

Veja também: Como fazer meu filho dormir? 

Qual horário ideal para bebê dormir?

Todos despertamos durante a noite, esses despertares acontecem entre os ciclos de sono non-REM e REM. Porém, se temos uma quantidade considerável de cortisol no organismo, entre estas mudanças de ciclo nosso organismo volta a se agitar e temos dificuldades em voltar a dormir.

O mesmo ocorre com nossos bebês: se não os colocamos para dormir no horário em que sentem sono (no Brasil, em função do escurecer próximo às 19 horas), o organismo do bebê interrompe a produção de melatonina e passa a produzir cortisol!

O cortisol os permite continuar despertos, mas o bebê fica muitíssimo nervoso e passa a ‘lutar contra o sono’. Ou seja, está cansado, mas há um hormônio poderoso que o impede de relaxar e dormir.

O horário ideal para bebê dormir depende, mas fique atento!

Saiba que a rotina do bebê está sob nossa responsabilidade e o principal da rotina é a previsibilidade do organismo e do bebê. Por isso, fique tenha atenção a rotina do seu bebê para saber o horário ideal para ele dormir.

Organize a rotina da casa para que seu filho consiga relaxar e ir dormir no momento em que a melatonina começa a ser produzida e surpreenda-se com a qualidade de sono que ele passará a apresentar com esta simples mudança!

Lívia Praeiro
8 horas – Consultoria do Sono Materno Infantil

Consultora Do Sono Materno Infantil desde 2015, após o nascimento de seu primeiro filho. Hoje é mãe de dois (Miguel de 3,5 anos e Maria Luísa de 2,5 anos) e certificada na Escola Americana IMPI/ Califórnia, USA
Educadora Parental em Disciplina positiva, especializada em primeira infância – certificada na PDA , USA e pós graduanda em parentalidade e Educação positiva na escola Portuguesa Magda Gomes Dias.
Instagram: @8horas_