Facebook 8 horas

“Meu filho não dorme” — essa é uma frase comum para alguns pais. Afinal, sono do bebê continua sendo motivo de dor de cabeça e frustração para muitas mães, pais e cuidadores. Principalmente, para aqueles que não sabem como fazer o filho pegar no sono, porque isso acaba comprometendo a qualidade de vida de toda a família.

Consequentemente, toda a família, sofre de sonolência excessiva, stress e problemas com humor ao longo do dia.

Isso porque, como já falamos por aqui, o sono saudável contribui diretamente com a melhoria na saúde e qualidade de vida tanto dos pais quanto da criança. Além disso, a privação do sono consegue fazer com que o nosso organismo deixe de desempenhar funções essenciais ao seu bom funcionamento. Tais como o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória e a regeneração das células.

Além disso, uma boa noite de sono influencia no humor e na realização das nossas tarefas diárias, sendo uma necessidade essencial para o nosso bem-estar, saúde, produtividade, felicidade e boa disposição.

Mas, por que o meu filho não dorme bem? Vamos descobrir.

Por que meu filho não dorme à noite?

A resposta para essa pergunta varia muito em cada caso: há bebês que sofrem com algum tipo de transtorno do sono, outros não possuem uma rotina que os possibilite dormir melhor. Outrora, a idade influencia também nas horas de sono do bebê. Enfim, há que se analisar cada situação específica para ser encontrada a solução adequada àquela criança, que a ajude a dormir melhor.

É importante, inicialmente, que os pais descartem a presença de quaisquer distúrbios do sono. Como, por exemplo, a síndrome das pernas inquietas e a apneia do sono infantil. Isso feito, caso seja diagnosticado algum distúrbio, este deve ser tratado com especialistas. Afinal, verificar se está tudo em ordem com a saúde é primordial nestes casos.

Veja também: pilares da disciplina positiva e como ela ajuda seu filho.

Outra ação necessária é refletir sobre a qualidade do seu sono. Quanta preocupação com o sono dos nossos filhos, mas cuidamos do nosso ou somente ‘facilitamos’ o raciocínio dizendo que não dormimos bem porque nossos filhos ainda despertam de noite?

Pais HIPERVIGILANTES têm dificuldades em iniciar e manter o sono. Acordam e não conseguimos retomar o sono facilmente. Têm dificuldade em dormir quando os filhos estão dormindo.

Buscar as razões por trás da sua insônia e cuidar da sua saúde é também cuidar da qualidade do sono do seu filho. Afinal, quanto dos “problemas de sono” e “do meu filho não dorme” são, na verdade, reflexo dos seus comportamentos?

Esteja atenta e atento às necessidades básicas do seu filho e também as suas. Permita-se descansar. Sinta-se merecedora e merecedor desse descanso. A sua família terá noites de sono mais tranquilas.

A rotina ajuda no sono do seu filho.

Contudo, a implementação de uma rotina no dia a dia da criança também é importante. Afinal, com a previsibilidade, ela se sente mais segura, respeitando e ficando mais tranquila na hora de dormir.

Além disso, essa rotina deve incluir:

  • alguma atividade física;
  • cochilos diurnos;
  • banhos de sol;
  • Aleitamento materno, nos casos onde o bebê mama no peito, ou qualquer outra fonte de alimentação de forma regrada e saudável;
  • Banho, para que durante a noite ele tenha maior facilidade em dormir tranquilo.

Com essas dicas, toda vez que pensar “meu filho não dorme” poderá testar e experimentar o que citados. Entretanto, lembrando sempre de buscar a ajuda de profissionais caso houver problemas para o seu filho dormir por muito tempo.

Garantir ao bebê já nos primeiros meses a qualidade de vida é essencial para que toda a família viva em harmonia e bem-estar.

Curtiu o texto? Siga nosso Instagram e confira mais dicas para o bem-estar da sua família.