Facebook 8 horas

desfralde gentil desfralde infantil desfralde natural como tirar a fralda educação positiva

O desfralde infantil é um processo que deve acontecer naturalmente. Iniciar o desfralde requer respeito e gentileza com a criança, pois a criança é o protagonista e o papel dos pais é apenas de supervisionar e apoiá-los. O desfralde acontece quando  a criança começa a demonstrar sinais de que não precisa mais das fraldas.

O desfralde é um processo que não é aprendido, ele acontece de forma natural e entra na lista dos grandes desenvolvimentos da criança, como andar, falar e escolher os alimentos que vai comer em suas refeições. 

Desfralde natural – como tirar a fralda

Como falamos, o desfralde infantil está na lista dos grandes desenvolvimentos das crianças e assim como todos os processos, depende de fatores emocionais, cognitivos e motores para se concretizar. Por isso, conduzir o desfralde forçando a criança a desfraldar, ou ensiná-la forçadamente por métodos duvidosos, como urinar em si mesma, pode provocar mais trauma do que autonomia.

De modo geral, o que se entende superficialmente sobre o desfralde infantil é que a partir dos dois anos as crianças controlam seus esfíncteres. Mas esse controle é relativo, já que ele pode acontecer em épocas distintas para cada criança. A realidade é que os pais precisam estar com a percepção aberta para notar os sinais, com paciência e disposição para entender que como em todo processo de desenvolvimento, há avanços e retrocessos até a criança se desenvolver.

O processo de desfralde se inicia pela criança. Ela se sente incomodada com a fralda molhada e acaba pedindo para fazer no vaso. E ela não faz isso para agradar os pais, mas porque não se sentem confortáveis com o uso das fraldas. É super importante entender que a criança estará passando por uma fase leve e consciente de si e de suas capacidades e necessidades.

A educação positiva tem o objetivo de educar com foco no afeto, compreensão e no respeito com as necessidades da criança. E no momento que a criança se mostra preparada para o desfralde, cabe aos pais compreenderem a situação e apoiá-la no dia a dia. 

É importante que os pais fiquem atentos aos comportamentos da criança durante o desfralde. Estamos falando de fases da criança durante o processo de desfralde. Primeiramente, a criança faz xixi e cocô e só avisa depois. Em seguida, a criança avisa na hora que está fazendo. Por fim, ela avisa que está com vontade de ir ao banheiro. É nessa fase, quando a criança mostra a necessidade antes de fazer, que o desfralde está bem encaminhado.

Além disso, temos outros sinais, como:

  1. A criança fica agachada ou sentada em uma posição durante até 2 minutos.
  2. Abaixa e levanta a calcinha ou cueca e a calça.
  3. Fica incomodada quando a fralda está suja e/ou cheia.

Desfralde Infantil

Após demonstrar os sinais que já falamos acima, a criança entra em uma fase que começa a aprender ir ao banheiro sozinha, sentar no vaso sanitário e ficar seca por várias horas, retirar a fralda sozinha e saber comunicar o desejo de fazer xixi ou evacuar.

É aí que nos tocamos que acreditava-se que existia uma metodologia de como tirar a fralda, mas, na verdade, o grande passo é esperar o tempo da criança e seu amadurecimento. Dicas e estratégias para facilitar o processo ou acelerá-lo, só impactam no desfralde noturno, que promovem enurese por anos e ainda o desconhecimento do próprio corpo e das sensações de exceção, que são imprescindíveis para uma sexualidade equilibrada no futuro, com o conhecimento do próprio corpo, seus limites e prazeres.

Quer saber mais sobre desfralde gentil, desfralde infantil, desfralde natural e educação positiva? Entre em nosso blog.