Facebook 8 horas
cuidados com recem nascido primeiro banho do bebe post

Os cuidados com recém-nascido normalmente estão acompanhados com muitas dúvidas. Sejam pais de primeira viagem ou não, uma dúvida muito comum é como dar banho no bebê, principalmente o primeiro banho do bebê, não é mesmo?

Neste post vamos dar dicas de como dar banho em recém-nascido.

O primeiro banho do bebê: cuidados com recém-nascido

O primeiro banho do bebê não precisa ser uma missão impossível, ainda mais que é um momento especial e único. Fique tranquilo, vamos te ajudar a entender melhor como dar banho no bebê.

Primeiramente, atenção! Alguns especialistas recomendam que o primeiro banho do bebê pode esperar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, esperar para dar o primeiro banho do bebê traz benefícios como proteger a pele do bebê e até ajudar no desenvolvimento do pulmão. A explicação é que o vérnix, substância branca e gordurosa que cobre o corpo do bebê no útero da mãe, possui propriedades antimicrobianas.

De acordo com um estudo do Advocate Sherman Hospital (EUA), esperar pelo menos 24 horas para dar o primeiro banho do bebê pode evitar que o recém-nascido apresente hipotermia (perda de calor) e hipoglicemia (queda de glicose).

Outro ponto muito importante nos cuidados com recém-nascido é que retardar o banho no bebê pode favorecer a amamentação exclusiva, momento tão esperado pelas mães. Retardar o primeiro banho do bebê significa mais tempo ininterrupto entre mãe e bebê, com maior contato de pele e maior vínculo, uma vez que o recém-nascido é guiado até o peito da mãe pelo aroma familiar.

Outro estudo liberado por DiCioccio e publicado no Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, apresentou resultados significativos em recém-nascidos que tomaram banho mais tarde. De acordo com a pesquisa, os bebês apresentaram temperatura normal após o primeiro banho, em comparação àqueles que o anteciparam e sentiram frio após o banho e cansaço para mamar. Ademais, colocar o bebê no peito da mãe para a amamentação exclusiva logo após o parto é outro fator que favorece o conforto do recém-nascido.

Como dar banho em recém-nascido: dicas

A Academia Americana de Pediatria (AAP) também tem dicas de como dar banho em recém-nascido. De acordo com a AAP, o excesso de banho no bebê pode ser um fator que atrapalhe os cuidados com recém-nascido, pois pode ressacar a pele do bebê. Normalmente, o bebê recém-nascido não fica muito sujo, a mesmo que sujem suas fraldas com cocô ou suas roupas com cuspidas.

Nos banhos iniciais do bebê, quando ainda está com o cordão umbilical, recomenda-se usar uma esponja para evitar que o coto do cordão umbilical fique molhado. Sendo assim, para a limpeza do cordão umbilical você pode usar hastes de algodão e um pouco de álcool. Atenção: certifique-se que a área do cordão umbilical esteja bem seca para, assim, fechar a fralda do bebê.

Testar a temperatura da água é uma dica infalível para os cuidados com recém-nascido. A pele do bebê é mais sensível que a pele do adulto. Para tanto, teste a temperatura da água com o dorso da mão ou o cotovelo, movimentando-a de um lado para o outro, misturando água quente e fria. Por fim, na hora do banho do bebê recomenda-se o uso da água morna.

Se você ainda tem dúvidas de como dar banho no bebê, procure a Consultoria do Sono para garantir que seu bebê tenha qualidade de vida e conforto.