Facebook 8 horas

disturbio do sono

O comportamento do sono é um reflexo do dia da criança. Sendo assim, os distúrbios do sono em crianças podem ser causados por diversos fatores.

O sono da criança pode ser motivo de dor de cabeça e frustração para muitas mães que não sabem como fazer o filho pegar no sono. Isso pode comprometer a qualidade de vida e a saúde de toda a família.

Seu filho está com sono, mas não dorme? Bem, às vezes, ele teve um dia estressante, mas você não percebeu e nem imaginou que isso aconteceu. Porém, esse estresse interfere diretamente no sono da criança.

Falaremos um pouco mais sobre o sono infantil, o distúrbio do sono e o papel que um educador parental pode exercer para ajudar nesse aspecto.

 

Distúrbios do sono em crianças

 Uma boa noite de sono influencia no humor e realização das nossas tarefas do dia a dia. É uma necessidade dos seres humanos e essencial ao nosso bem-estar, felicidade e boa disposição.

Afinal, o estresse pode fazer com que você não tenha uma boa e relaxante noite de sono ou um sono leve. Sabemos que o sono saudável contribui diretamente com a melhoria na saúde e qualidade de vida tanto dos pais quanto do bebê. Sendo assim, a privação do sono faz com que o nosso organismo deixe de desempenhar funções essenciais, como o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória e a regeneração das células. 

 “Meu bebê não dorme a noite.”

 Mas, se o sono de é fundamental à saúde e qualidade de vida, por que o meu bebê não consegue dormir à noite?

É difícil esperar o ritmo dos pequenos com relação ao sono e isso pode gerar uma certa angústia. Reclamar que o bebê apresenta sinais de sono, mas não dorme, é comum entre os pais de primeira viagem.

Na verdade, o grande desafio é entendermos qual o real comportamento de sono de um bebê e se nossas expectativas são REAIS. Na verdade, o maior desafio é nos acostumarmos com o novo ritmo, com o nosso novo relacionamento (mãe e filho, a cada filho, um novo relacionamento), com a nossa nova realidade! Devemos entender o sono infantil, o que esperar, como promover um ambiente adequado aos nossos filhos e então, mãe e filho terem uma boa rotina de sono.

O momento de dormir é muito importante, é um momento de entrega para o descanso e os pais devem aprender a respeitar esse momento.

 

Como tratar distúrbios do sono em crianças?

É difícil que aconteçam distúrbios do sono em crianças, uma vez que o sono é fisiológico, como a alimentação e a respiração. Olhe para o mau comportamento de sono como uma comunicação: um chamado para o relacionamento com eles, por mais contato, por mais trocas emocionais. As crianças precisam se sentir vistas, seguras, para o sono fluir: que vem de um momento de entrega, de sair do momento presente! E para nos permitirmos entrar nesse relacionamento, precisamos silenciar o mundo externo, nos permitir estar em conato com a infância, com a vulnerabilidade e dependência dos nossos filhos, com a quietude, com o pouco movimento e muita observação.

Ainda, sobre a busca de distúrbios do sono em crianças, quando o desafio das famílias é grande: existem, sim, alguns distúrbios do sono em crianças, como, por exemplo, a síndrome das pernas inquietas e a apneia do sono infantil, e sim: estas síndromes devem ser tratadas com especialistas, de forma adequada. Verificar se está tudo em ordem com a saúde é primordial nestes casos.

Podemos, sim, saber o que NÃO fazer para atrapalhar o sono da criança: saiamos da necessidade de construir rotinas para o bebê (super MITO), uma vez que quanto mais focamos em rotina, menos observamos o ritmo dos nossos filhos.

É muito importante implementar uma sequência de atividades para o dia a dia da criança para que ela se sinta segura e tranquila: banho, brincar, estar com os pais… na hora do almoço estou mamando, na hora eu meu pai chega estou jantando… coisas do tipo. A criança se cadencia por fatos externos, e isso, sim, é importante garantir: uma sequência que os localize no tempo, que os permitam ter previsibilidade.

Quer saber mais sobre sono infantil, distúrbio do sono, educador parental e distúrbio do sono? Entre em nosso blog.