Facebook 8 horas

como fazer meu filho dormir

Como fazer o bebê dormir a noite toda e ter um sono de qualidade é um dos principais desejos dos pais.

É normal vir à tona alguns questionamentos quando pensamos em ter filhos. Como engravidar, como vai ser a gestação, como vai ser quando o filho nascer e como será os primeiros dias de vida do bebê. Esses pensamentos trazem insegurança e até mesmo ansiedade aos futuros pais. Mas o que mais abala mães e pais, seja de primeira viagem ou não, é o sono da criança.

Estamos vivendo uma época em que todos nós temos o dia muito atarefado, com muitas atividades e pouco tempo para nos planejarmos. E, nesse contexto, fala-se muito em ter uma rotina do sono.
Mas, será que isso é fundamental para a sua família? Como fazer o bebê dormir e promover um sono de qualidade?

O primeiro passo para fazer o bebê dormir é permitir que ele demonstre quais são as suas necessidades. Assim, é possível entender o ritmo interno da criança. A relação entre pais e filhos têm se transformado por completo. Por isso, nessa publicação, vamos falar um pouco sobre parentalidade consciente e a relação com o sono da criança.

Sono infantil e a parentalidade consciente

Como já falamos em outra postagem, o sono é importante para o crescimento, desenvolvimento e a manutenção da saúde da criança. Está associado à prevenção de doenças, melhoria do aprendizado, no humor e no bem-estar mental.

A parentalidade consciente e a teoria do apego recomendam a atenção às necessidades das crianças de maneira carinhosa, atenciosa e respeitosa.

Os filhos desejam conviver mais com os pais, ter uma relação de vínculo, mas a correria do dia a dia os afasta. A teoria do apego traz à consciência a necessidade de um contato mais próximo aos filhos, atendendo suas necessidades e dando atenção: atitudes cruciais para o pleno desenvolvimento da criança.

Essa postura pode ajudar mães, pais e cuidadores que buscam aprender como fazer o bebê dormir a noite toda e ter um sono de qualidade. As crianças sabem de suas necessidades, por isso, não abrem mão delas, uma vez que são instintivas. Então, se não recebem a atenção necessária durante o dia, buscam pela atenção dos pais no horário noturno. Afinal, essa pode ser a única oportunidade de estarem ao lado deles, de demosntar afeto e estar presente emocionalmente.

Mas, muitos pais não conseguem perceber a necessidade do filho e não conseguem propiciar um tempo de qualidade que os filhos precisam. Dessa maneira pode acontecer que os filhos não desenvolvam algumas capacidades, por exemplo, a sua relação pacífica com o sono. Além disso, pais e filhos perdem a oportunidade de construir a relação de vínculo que tanto aspiram.

Os pais querem que fazer o bebê dormir bem, que tenha um sono de qualidade para propiciar uma noite inteira de paz e um dia de harmonia para a família. Porém, isso não acontece devido à falta de atenção e tempo de qualidade com os filhos.

Uma boa noite de sono depende da relação de segurança que nossos filhos constroem em relação aos pais ou cuidadores. Como mostra na teoria do apego e a parentalidade positiva e consciente, para fazer o bebê dormir bem é fundamental que os pais transmitam esse sentimento (ou seria sensação?) de segurança para os filhos.

Os pais desejam fazer o bebê dormir bem, mas será que estão permitindo isso? Confira mais conteúdo em nosso canal no YouTube:

Como fazer o bebê dormir por meio da Disciplina positiva e teoria do apego

Se os filhos têm dificuldade de dormirem sozinhos, acabam por despertar milhares de vezes durante a noite e privam o sono dos pais. Esta privação é uma realidade nos primeiros meses de vida dos bebês, e até por anos. Por isso, muitos pais buscam por auxílio profissional, especialmente nos primeiros meses de vida do filho, para fazer o bebê dormir.

Quando o filho não se sente seguro ou não tem a atenção devida dos pais, o sono pode mudar e muito a qualidade do dia a dia de todos em uma casa.

Como Consultora do Sono, vivenciando a realidade de centenas de famílias nos últimos anos, sugiro que os pais, façam pequenos ajustes na rotina, no tempo exclusivo aos filhos, ao invés de intervir na rotina do bebê, da alimentação e da casa. Assim, você vai conseguir fazer o bebê dormir a noite toda, com qualidade e segurança.

Ou seja, a proposta é retomar a essência da parentalidade. Deixe de lado o celular ou qualquer outro entretenimento por alguns instantes para garantir um tempo exclusivo aos filhos.

Como estar presente emocionalmente para os filhos

Para fazer o seu bebê dormir melhor, você também precisa cuidar de você.

Tenha tempo para o casal, para fazer o que gostam juntos, ou até mesmo para prazeres sem companhia. O importante é estar bem para poder estar bem com os filhos! Sem que eles sejam os responsáveis por proporcionar este bem-estar. As crianças precisam de nós, da nossa dedicação, do nosso tempo. Consciente desta necessidade genuína, buscamos equilíbrio nas outras atividades. O trabalho não pode ser mais importante que nossos filhos, nem as compras de supermercado, nem a casa.

Por isso, saiba promover prazer ao lado das crianças, abrindo possibilidades para uma vida mais equilibrada em todos os sentidos.

Desta forma, serão filhos menos dependentes, mais autônomos e, como consequência, essa tranquilidade permitirá manter esse tempo para vocês. Uma vez que receberam nosso amor e nossa atenção quando mais precisavam, com o tempo, mais autonomia e independência aflora! Permita que seus filhos brinquem, podendo trocar olhares com você. Permita que seu filho que tenha tempo livre com você!  Que possam ser crianças, dependentes e vulneráveis como a natureza os criou.

Quer saber como fazer o seu bebê dormir e melhorar sua relação com o seu filho? Procure por um educador parental, leia mais sobre a teoria do apego, sobre como melhorar o seu tempo de dedicação com seu filho. Entenda, respeite, ajude, ame e atenda às necessidades da criança. Tudo isso vai ajudar a criança a se sentir mais segura e, consequentemente, vai melhorar a qualidade de sono de todos na casa.

Quer saber mais sobre parentalidade consciente, como fazer o bebê dormir, teoria do apego, disciplina positiva e educador parental? Entre em nosso blog.