Facebook 8 horas
Como fazer meu filho dormir a noite toda

Tantas mães me questionam se é preciso mesmo ter rotina. E a verdade é que todos nós precisamos de rotina e previsibilidade para nosso bem-estar emocional. Isso nos traz um senso de organização e segurança imensuráveis. Mesmo quem não goste da mesmice, gosta do seu travesseiro, da sua cama, da sua casa. Gosta de saber quando a visita chega, gosta de planejar o dia de amanhã.Tudo que é controlado por nós e conseguimos prever o que está por vir gera mais conforto e tranquilidade.

Todos nós precisamos, além de segurança, rotina para a manutenção do funcionamento de nosso relógio biológico, como o sincronismo do dia e da noite, das 24 horas do nosso dia. Este sincronismo permite ao nosso organismo começar a preparação para dormir com a produção de melatonina, que é conhecida como um hormônio que promove o relaxamento dos nossos músculos e nos deixa sonolentos, evitando os distúrbios do sono. Afinal o sono é um dos pontos mais importantes para que tenhamos uma vida de qualidade. Cada vez mais, percebemos que adultos, crianças e bebês que dormem pouco acabam compensando esta falta com má disposição para as tarefas do dia a dia e falta de humor para enfrentar problemas e questões emocionais.

O sono do nosso filho é ainda mais sensíveis ao ritmo / ciclo circadiano e ao relógio biológico. Sentem a variação do dia de maneira muito mais poderosa que nós adultos da atualidade (lembre-se: seu avô, há 50 anos atrás, não estava exposto a tanta tecnologia, equipamentos eletrônicos, TV e atividades noturnas antes de ir pra cama, e que o desviavam do sono reparador). Dormiam às 19:30h como os bebês e despertavam com eles, quando o dia raiava! O seu relógio biológico pode respeitar sua natureza sim, dormindo cedo! O dia não tem escurecido mais tarde porque estamos mais ativos, na verdade, nossa geração é quem está lutando contra a natureza e atrapalhando o sono das crianças nessa vida agitada e cheia de compromissos. O importante é respeitar a hora de deitar e não oferecer eletrônico para as crianças (interrompe a produção de melatonina) horas antes de dormir, observar a temperatura corporal e se atentar aos fusos horários, respeitando sempre a rotina do seu filho.

A rotina é o melhor instrumento para conseguirmos acompanhar o ritmo da criança e consequentemente, respeitar seu relógio biológico. Afinal, o relógio biológico é considerado o nosso “organizador” de tempo.

A rotina possibilita entender seu filho querido de forma mais prática. E não há presente melhor para a família: um filho feliz com uma família que sabe ler seus sinais como ninguém!