apego-seguro-meu-bebe-não-dorme-de-dia-nem-de-noite

O apego seguro é uma prática que defende que todas as crianças estabelecem um apego que pode ser seguro ou inseguro com seus pais. Esse apego depende da atenção que é dedicada à criança ou bebê, na rapidez e eficácia com que os pais atendem às suas necessidades, respeitando os sentimentos da criança, oferecendo conforto e segurança.

O apego seguro pode influenciar diretamente no sono do bebê e pode ser um dos problemas de pais que reclamam: “meu bebê não dorme de dia nem de noite”. O apego seguro depende da atenção que é dedicada à criança. Ele se desenvolve quando os pais aceitam e respeitam as necessidades da criança e respondem a esse estímulo respeitando as necessidades e medos dos filhos.

Sono do bebê – Apego Seguro

O apego é a relação afetiva mais íntima, profunda e importante que os seres humanos estabelecem. O apego seguro é uma relação que perdura no tempo, é estável, relativamente consistente e permanente durante a maior parte da vida de uma pessoa.

O apego é uma necessidade biológica partilhada por todos os seres humanos e isso significa que as pessoas necessitam de viver vinculados a outras pessoas que cuidem deles e os desejam. O apego é o espaço vital de crescimento da criança e isso quer dizer que a qualidade do apego transmitira à criança vai influenciar o modo como se desenvolve e comporta no futuro.

O apego transmite segurança, autoestima, confiança e autonomia para enfrentar o mundo e não se forma de um dia para o outro. Diariamente as necessidades das crianças têm que ser atendidas com respeito e carinho para que ela desenvolva o apego seguro. E nós, pais, precisamos conhecer nossas barreiras, aquilo que impede que sejamos responsivos, curar-nos da nossa infância e despertar nosso olhar amoroso e respeitoso aos filhos. Essa é a minha busca diária!

Seu bebê não dorme? Que tal tentar experimentar a consultoria com um dos nosso profissionais, baseado no apego seguro?

Se o seu bebê não dorme pode ser um problema de apego. Ele não está se sentindo seguro e confortável o suficiente para conseguir dormir. Dar colo, atenção, amamentar em livre demanda e embalar na hora de dormir são alguns pontos importante da criação com apego que pode ajudar o seu bebê a dormir.

Meu bebê não dorme – Criação com apego

A forte ligação emocional dos pais com os filhos é fundamental para relacionamento seguros e empáticos na vida adulta. A criação com apego possui princípios que funcionam como ferramentas para o apego seguro. Os princípios não devem ser encarados como regras, mas como orientações para um apego saudável e seguro entre os pequenos e seus pais, fundamentado em um vínculo firme.

Os princípios são:

  1. Preparando para a gestação, nascimento e criação.
  2. Alimentando com amor e respeito.
  3. Respondendo com sensibilidade.
  4. Usando o contato afetivo.
  5. Garantindo um sono seguro, física e emocionalmente.
  6. Cuidado consciente e amoroso.
  7. Praticando a disciplina positiva.
  8. Mantendo o equilíbrio entre a vida pessoal e familiar.

Como falamos, esses princípios não são regras e devem ser encarados como orientações para um apego saudável e seguro.

“Meu bebê não dorme” é uma frase usada por muitos pais e muitos desses pais ainda não conheceram a criação com apego, apego seguro e a disciplina positiva. E você, já conhece?

Entre em nosso site e blog e confira as notícias sobre apego seguro, disciplina positiva, entre outros com a especialista em sono, Lívia Praeiro.

WhatsApp chat