Disciplina positiva

Parentalidade consciente – Educar com disciplina positiva?

A Disciplina positiva tem como objetivo criar pessoas íntegras, empáticas, saudáveis e felizes. Ela garante educação, autoconfiança, autoestima, integridade e uma pessoa mais ciente dos limites que existem na sua vida.

Criando com apego torna as crianças mais independentes e capazes de tomar decisões. A teoria do apego ajuda a criança a desenvolver sua empatia, autorrespeito, a incentiva a pensar, a respeitar o limite do outro (uma vez que seus limites são respeitados) e aprende a se escutar e escutar os outros, entre outros benefícios.

A Parentalidade positiva consciente prepara mãe e pais para o nascimento e para o desenvolvimento da criança. Vamos falar mais um pouco sobre como educar com disciplina positiva?

Teoria do apego e a disciplina positiva

A Parentalidade consciente significa assumir responsabilidades e comportamentos para otimizar o crescimento e estimular o desenvolvimento emocional da criança, respeitando a sua integridade enquanto ser único e independente.

Garantir as necessidades da criança em cada uma de suas fases de desenvolvimento é importante e a teoria do apego trabalha isso juntamente com a disciplina positiva. Ela auxilia os pais a estreitar os vínculos com os filhos, respeitando suas necessidades e ajudando a desenvolver a empatia, compaixão ao próximo, a autoconfiança e a autoestima.

Nesse mesmo assunto, podemos falar, também, da educadora parental. Essa pessoa tem como objetivo orientar os pais nos seus primeiros passos com a comunicação mais empática e amorosa com seus filhos. O educador parental consegue enxergar a necessidade da criança por trás de um comportamento desafiador, auxiliando aos pais a entenderem como acessar melhor aquela criança, desenvolvendo assim uma relação respeitosa e amorosa. Falamos melhor sobre a educadora parental na seguinte postagem.

Dimensões da Parentalidade Consciente– Disciplina positiva

A validação das emoções (todas são importantes) e o saudável relacionamento consigo mesmo e, consequentemente, relacionamento social, para a manutenção da integridade emocional da criança. Para trabalhar a parentalidade consciente e positiva, é necessário que os pais aprendam as 5 dimensões da mesma:

  1.   Conhecer as necessidades físicas das crianças.
  2.   Promover a segurança da criança.
  3.   Promover o desenvolvimento, comportamento e a estimulação da criança.
  4.   Comunicar de forma positiva e não violenta.
  5.   Exercer sua liderança empática.

A Parentalidade consciente e positiva surgiu com a necessidade de encontrar estratégias de lidar contra a violência e maus tratos infantis tendo como base o trabalho desenvolvido junto dos pais/cuidadores. 

O objetivo da educação consciente é trabalhar o comportamento dos progenitores visando os interesses e direitos das crianças. Lembrando que é importante focar na relação de respeito, pois ela enxerga os limites da criança, o que a possibilita perceber e respeitar os limites sociais, habilidade imprescindível para se tornarem ‘parte’ saudável na sociedade.

Compreender a natureza dos filhos, entender as características da sua fase de desenvolvimento, agir com empatia, respeitar os seus sentimentos, investir na qualidade do vínculo, direcionar e promove segurança sem castigar, deixá-los aprender com experiência e escolhas e a importância da comunicação são algumas estratégias que podemos aprender com a parentalidade consciente.

A disciplina positiva é uma das filosofias mais conhecidas na educação parental e é amplamente compartilhada permitindo que o adulto tenha expectativas reais em relação ao comportamento da criança e saiba lidar melhor com seus desafios.

Quer saber mais sobre Parentalidade consciente, teoria do apego, disciplina positiva e criação com apego? Entre em nosso blog.

Posts Recentes

Meu filho não dorme: o que fazer?

Dúvidas sobre como educar o sono do bebê? Bem, o primeiro passo é entender que…

3 anos atrás

Como mudar a rotina do sono do bebê?

O dia a dia pode afetar a rotina do sono das crianças, pois o estresse…

3 anos atrás

Qual é o objetivo da Disciplina Positiva?

A disciplina positiva foca no encorajamento da criança, mas não significa ser sempre otimista, nem…

3 anos atrás

Como fazer o bebê dormir melhor

Como fazer o bebê dormir a noite toda e ter um sono de qualidade é…

3 anos atrás