O Método Busquet é um tratamento alternativo, fisioterapêutico, que tem como objetivo aliviar as tensões e tratar as lesões provenientes da contração muscular. O método foi criado pelo professor de cinesiologia Léopold Busquet, que aliou conhecimentos de anatomia, fisiologia, física, química e biomecânica durante 50 anos de estudos e trabalhos na área.
Essa técnica da fisioterapia é um método terapêutico manual baseado em posturas de relaxamento que permite a liberação das cadeias musculares. As cadeiras musculares envolve a interação de um conjunto de músculos, de maneira harmônica, para que o movimento aconteça. Em outras palavras, o Método Busquet avalia, identifica e trata todas as tensões do sistema nervoso sinalizadas pelo corpo.
Não existem contraindicações para o Método Busquet, ele é indicado para todas as idades. O profissional realizará os testes necessários a fim de identificar nas cadeias fisiológicas suas zonas de tensão. Importante ressaltar que esse tratamento, apesar de indicado para todas as idades, respeita a fisiologia de cada idade, como recém-nascidos, crianças, atletas, idosos, etc.
O bebê recém-nascido também pode gerar lesão por meio da contração muscular, dificultado o processo de bem estar. As tensões nas cadeias musculares muitas vezes são provenientes do parto e/ou foram adquiridas durante o desenvolvimento do bebê, como deformações, torcicolo congênito e regurgitações (refluxo fisiológico).
O refluxo em bebê pode ser reflexo das tensões no seu sistema digestório que ainda está se adaptando e amadurecendo progressivamente. Dessa forma, para que não passe despercebido pelos pais, é importante tratar essa disfunção de forma adequada, evitando a compensação nos primeiros anos da infância.
Portanto, profissionais afirmam a importância do desenvolvimento das habilidades motoras, da motricidade, para garantir o equilíbrio e o bem estar do bebê. Ou seja, a motricidade é liberada quando as sequências motoras são harmoniosas, quando o corpo está livre de tensões e compressões. Caso contrário, o bebê irá expressar seu desconforto, o mal-estar, por meio da agitação motora, pois seu corpo não estará com a sensibilidade motora equilibrada e harmoniosa.
Como já tipo, essa técnica é indicada para todas as idades. Pois, bem, como funciona?
Primeiramente o profissional realiza a anamnese, ou seja, a observação rigorosa a fim de encontrar evidências de desequilíbrio corporal, as zonas de tensão. Logo, a massagem será impulsionadora para a liberação das cadeias musculares, proporcionando o relaxamento. Nesse momento, o terapeuta pode perceber limitação da motricidade, seja pela tensão ou pela contração muscular. Por fim, a avaliação visceral vai identificar as dores internas que causam dor. Após a análise global, é possível explicar a origem das dores e o melhor tratamento indicado.
Se ainda restaram dúvidas sobre o Método Busquet e como ele pode auxiliar no equilíbrio do corpo do bebê, entre em contato. Garanta sono e qualidade de vida para seu bebê.
Dúvidas sobre como educar o sono do bebê? Bem, o primeiro passo é entender que…
O dia a dia pode afetar a rotina do sono das crianças, pois o estresse…
A disciplina positiva foca no encorajamento da criança, mas não significa ser sempre otimista, nem…
Como fazer o bebê dormir a noite toda e ter um sono de qualidade é…