O processo de desfralde infantil deve acontecer de forma natural, respeitosa e gentil para a criança. Nessa fase, o grande protagonista é a criança, ou seja, o papel dos pais é apenas supervisionar e apoiar os pequenos e não existe a idade exata para o processo começar. O desfralde começa quando a criança demonstra sinais de que já está pronta para ficar sem a fralda: a demonstração clara de que não precisa mais das fraldas, considerando que o desfralde não é aprendido, mas um marco do desenvolvimento motor, neste caso, o controle dos esfíncteres.
É importante deixar que o processo aconteça de forma natural, no tempo e ritmo da criança e é importante destacar que este é um momento muito importante para a busca por mais independência que impactará inclusive na vida sexual futura desta criança. Já havia pensado nisso?
O desfralde entra na lista dos grandes desenvolvimentos da criança como andar, falar e escolher os alimentos que vai comer em suas refeições. Cada um dos processos de desenvolvimento da criança envolve fatores emocionais, cognitivos e motores para se concretizar e a falsa expectativa que podemos promover essas aquisições, pode provocar mais trauma do que autonomia.
O desfralde infantil precoce não traz nenhum benefício para a criança e não é sinônimo de inteligência ou esperteza. É importante destacar que a idade não é um bom parâmetro para o treinamento esfincteriano (desfralde).
O desfralde natural é um processo que começa por volta dos 24 meses de idade, sendo que a grande maioria acontece entre 30 e 36 meses de idade.
Mas como tirar a fralda? Como iniciar o processo? Bem, não é um processo que se inicia através d nós, mas através da criança. Ela se incomoda com a fralda molhada, pede para fazer no vaso sanitário e não age desta forma para agradar ao adulto, mas porque genuinamente não tem se sentido confortável com o uso da mesma. Para um bom início do processo de desfralde, é importante entender que a criança vai estra numa fase muito leve e consciente de si e das suas capacidades, portanto, certamente não coincidirá com períodos de estresse como, por exemplo, a chegada de um irmão, ou perda de um ente querido, início em uma nova escola ou qualquer outra situação que o deixe agitado. É assim que se começa o processo de desfralde gentil, ou seja, um movimento iniciado pela criança.
Para iniciar o processo é importante saber que ele depende de alguns fatores. São eles:
Para o processo de desfralde os pais ou cuidadores precisam estar preparados e presentes. Devem estar atentos aos pedidos da criança para ir ao banheiro, e que seja uma solicitação vinda dela. Neste caso, podemos promover um ambiente amigável, com assentos ergonômicos e adaptados ao tamanho da criança, sem expectativas de uma mudança radical no controle do esfíncter. Assim como no aprendizado da marcha, muitas e muitas quedas são necessárias, os escapes ocorrem e devemos agir com naturalidade, o que inclui a ausência de aplausos ou punição: faria sentido ser castigado quando caímos, na busca pela caminhada sem apoio? Porque haveria necessidade de punições para o incentivar o desfralde?
A criança entra em uma fase que começa a aprender ir ao banheiro sozinha, sentar no vaso sanitário, ficar seca por várias horas, retirar a fralda sozinha e saber comunicar o desejo de fazer xixi ou evacuar (interessante o uso das fraldas ‘roupinha’, que promovem mais autonomia ainda).
Bem, enquanto acreditávamos que havia uma metodologia de como tirar a fralda, descobrimos que, na verdade, o grande passo é esperar o tempo da criança e seu amadurecimento. Dicas e estratégias para facilitar o processo ou acelerá-lo, só impactam no desfralde noturno, promovem enurese por anos (escapes noturnos em crianças maiores) e ainda o desconhecimento do próprio corpo e das sensações de excreção, que são imprescindíveis para uma sexualidade equilibrada no futuro, com o conhecimento do propor corpo, seus limites e prazeres.
Para finalizar, é importante que você SE LEMBRE que todo o processo de desfralde será feito pela própria criança. Se mesmo assim a retirada das fraldas não esteja dando certo, ou haja alguma resistência da criança, significa que não tem sido um processo guiado por ela, mas que tenta responder às expectativas dos adultos.
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