sono-polifasico-como-melhorar-o-sono-do-bebe

O sono pode beneficiar o coração, o peso, a mente e outros órgãos importantes, além de ser a essencial fonte de energia que mantém a mente aberta e tranquila, assim como uma bateria recarregada após a noite de sono.

O sono faz parte do desenvolvimento físico e mental da criança, tanto a noite quanto durante o dia. Além disso, estudos científicos comprovam que as crianças que fazem sonecas têm maior atenção e tranquilidade se comparado às que não fazem sonecas (e isso é perceptível em bebês e crianças).

Quando as crianças descansam durante o dia, tendem a dormir mais e mais pacificamente à noite. Porém, tempo de soneca varia de acordo com a idade, mas também pode variar de bebê para bebê. Por exemplo: em um bebê de 1 mês de vida, o ideal são inúmeras curtas sonecas, enquanto o sono do bebê de 2 meses, pode ser dividido em apenas 4  a 5 sonecas.

O sono polifásico é o sono dividido em etapas, ou sejam, durante o dia há períodos de sono além do momento do sono noturno . Mas qual o benefício disso?

Janelas do sono – sono polifásico

Crianças tem sono polifásico e por isso passam a noite e o dia acordando e dormindo novamente. Recém-nascidos acordam para fazer suas funções fisiológicas: mamar, arrotar e evacuar, e não diferenciam o dia da noite.

Se você está com problemas para regular o sono do bebê de 2 meses e não sabe como melhorar o sono do bebê, realizar uma higiene do sono é o ideal. Realizar a higiene do sono significa realizar uma mudança de hábitos e atividades buscando a melhor indução e qualidade do sono.

O sono de um recém-nascido tem 3 estágios, onde 2 deles são cíclicos:

  1. O bebê começa a ficar sonolento.
  2. O bebê entra em estado de sono non-REM (sem rápidos movimentos dos olhos, sono profundo). Espera-se aqui movimentos, mudanças de posição, mas o cérebro está em ondas lentas e não percebe muito os estímulos externos
  3. Fase REM: ocorre o movimento rápido dos olhos e a respiração irregular. Seus olhos se movem sob as pálpebras fechadas, o cérebro torna-se extremamente ativo e todo e qualquer estímulo externo pode despertar a criança.

Assim, o organismo cicla entre as fases non-REM e REM, até o despertar.

Higiene do sono – Janelas do sono

O tema  ‘janelas do sono’ é um dos assuntos mais procurados pelos pais, pois entendem que podem a partir daí sejam capazes de desenvolver uma rotina para as crianças. O pior é que muitas literaturas apresentam estas janelas de sono como um comportamento padrão, com períodos fixos, considerando apenas a idade da criança.

Se você deseja mesmo saber quais são as janelas de sono do seu bebê, observe-o! Tanto os bebês quanto as crianças apresentam sinais de sono. A partir desse sinal de sono, eu recolho a criança (independente da idade) para um local com menos estímulos e então adormecem. Muitas das vezes não sabemos identificar os sinais de sono e acabamos por postergar esse momento (ou até antecipar) e então nos deparamos com as ‘lutas contra’ o sono. Somente a partir do momento que eu consigo identificar os horários de sono do MEU FILHO e então suas janelas, ou seja, o período entre o horário em que ele adormeceu até o próximo adormecer, ou seja, se meu bebê dormiu às 9:30h e depois dormiu novamente às 12:00h, posso dizer que provavelmente sua janela de sono é de aproximadamente 2,5 horas.  Só vou perceber se é mesmo essa a janela de sono do meu filho se essa distância se repetir por alguns dias. Mas a chave para essa descoberta é mesmo ser assertivo em conhecer e reconhecer os sinais de sono do meu filho. Em alguns bebês e crianças é a agitação de pernas e braços (bebê) ou desviar o olhar. Em crianças maiores é o desequilíbrio emocional em situações corriqueiras ou ate mesmo uma animação repentina. Enfim, podemos perceber que cada criança apresentará um comportamento individual. Mas o que é interessante entender é que o choro normalmente é um sinal tardio de sono, onde nossa capacidade de corregular a criança cai drasticamente, se comparado ao nosso poder de corregulação enquanto o sono está chegando. Se você não sabe como melhorar o sono do bebê, se preocupe em observar e então conseguirá ajustar as janelas do sono para garantir que o bebê realize o número de sonecas importantes para ele, relacionado às suas necessidades fisiológicas.

Vimos que a higiene do sono do bebê é importante para a manutenção do seu desenvolvimento.

Quer saber mais sobre o sono do bebê? Precisa de uma consultoria do sono? Entre em contato conosco e saiba mais sobre sono polifásico, apego seguro, disciplina positiva e fisiologia do sono.

WhatsApp chat