Facebook 8 horas
disciplina positiva parentalidade positiva alimentacao saudavel infantil post

Você sabia que a alimentação saudável, com amor e respeito é um dos princípios da criação com apego?

Ensinar seu filho a se alimentar de forma saudável é uma missão que exige bastante dedicação e, principalmente, postura exemplar dos pais. Para que essa missão seja cumprida com louvor, alguns pilares da Teoria do Apego Seguro, baseada em educar com amor, comunicação não violenta e na disciplina positiva, te auxiliarão em mais essa tarefa.

Criação com apego: parentalidade positiva e disciplina positiva

A criação com apego é uma filosofia baseada na teoria da psicologia do desenvolvimento que possui como um dos pilares a parentalidade positiva (que engloba a disciplina positiva). Dessa forma, acredita-se que um relacionamento seguro e empático entre pais e filhos é um fator fundamental ao desenvolvimento físico e emocional da criança, bem como para resultados positivos na vida adulta.

Portanto, educar com amor tem sido interpretado como algo contrário ao autoritarismo: como uma relação permissiva. A criação com apego é o equilíbrio necessário que te ensina a usar firmeza, empatia e gentileza ao mesmo tempo. Isso sem a necessidade de aplicar a punição ou a recompensa como alternativas na criação do seu filho.

Estou falando da prática da parentalidade positiva, que te permite vivenciar muitas filosofias que promovem conexão, como a disciplina positiva e a comunicação não violenta.

Para tanto, ao contrário do autoritarismo, a parentalidade positiva está intimamente interligada à disciplina positiva. Ela possui como pilar tratarmos nossos filhos da mesma maneira que tratamos um adulto: com respeito e dignidade. A parentalidade positiva implica em educar com amor e com respeito mútuo, para que a educação aconteça de forma construtiva. Através de ferramentas respeitosas da disciplina positiva e comunicação não violenta, para garantir um excelente desenvolvimento do seu filho.

Maravilhoso, não é?! Mas você deve estar se perguntando o que a criação com apego tem a ver com a alimentação saudável infantil. Acertei? Então vamos entender essa relação.

Criação com apego e a relação com a alimentação saudável infantil

Normalmente o momento das refeições costuma ser um pouco agitado e bem desafiador, pois é a ocasião ideal para ensinar ao seu filho o que comer, como comer, quanto comer. É dessa forma que as ferramentas da criação com apego, junto à disciplina positiva, irão auxiliar para que os resultados sejam mais satisfatórios, livre de repressão, autoritarismo e permissividade.

Assim como a amamentação em livre demanda, os momentos de refeições entre a família fortalecem os laços de afeto. Para tanto, é imprescindível aproveitar desses instantes para ensinar sobre a alimentação saudável infantil. Não estou falando apenas do alimento em si, mas todo o acervo que envolve os momentos da refeição.

Veja só: Leve seu filho para a cozinha: deixe que ele participe da preparação dos alimentos. Seja lavar as frutas e verduras ou até mesmo quebrar um ovo. Esse contato com a alimentação saudável infantil, desde a sua preparação, fará com que seu filho aprenda mais sobre os alimentos, seus nutrientes, cores e aromas. Ademais, ele se sentirá mais motivo a se nutrir do próprio alimento que ajudou a preparar.

Um ponto fundamental no auxílio da alimentação saudável infantil é resistir às tentações. Utilize a disciplina positiva uma ferramenta importante: estabeleçam juntos qual dia da semana que ele poderá aproveitar as gostosuras. Claro, sempre com moderação (caminho do meio, sempre!).

Utilizar frases encorajadoras, principalmente nas ocasiões em que seu filho não deseja experimentar um alimento novo, é muito importante também. Diga frases como: “Filho, eu sei que será um esforço para você experimentar, mas você consegue! Vamos lá, coragem. Sinta o cheiro, apalpe o alimento, faça no seu tempo, estamos juntos. Mas faça, você pode”.

Por fim, entenda mais sobre as ferramentas de educar com amor, com apego seguro e disciplina positiva. Permita-se utilizar estratégias diferentes e, ao mesmo tempo, não se desespere para dar conta de tudo. Caso queira mais dicas de como inserir a alimentação saudável infantil por meio da criação com apego, continue acompanhando nossas postagens e nossas redes sociais.