O sono do bebê no Primeiro mês de vida

Os primeiros meses de vida do bebé é um dos mais desafiadores para os pais, afinal são nas primeiras semanas que acumulamos nossas dúvidas e frente à isso, recebemos centenas de palpites de familiares e amigos sobre sono, amamentação, bem estar, leite materno, como deixá-lo dormir, qual a posição ideal para ele descansar no berço….são tantas informações que já na primeira semana ficamos mais perdidas do que estávamos, agora com mais questionamentos e sem saber, de fato, quem somos e o que realmente queremos.

É normal que a mamãe se sinta frágil e emocionalmente instável, preocupada se seu filho vai conseguir dormir, saber se terá um tempo (mínimo que seja) para si e quem sabe, que ela e toda a família descanse um pouco.

O ideal é deixar que esta fase seja mais leve possível. Viva dia a dia, sem muitas expectativas, concentrada no bebê que está sob seus cuidados. Que carinho o acalma? Que música o relaxa? Que posição para amamentar é a mais efetiva? Quanto mais intenção em descobrir o que agrada o bebê, mais assertiva será! Deixe de lado a opinião dos outros, cheias de boas intenções, mas que descrevem o bebê que tiveram, não o seu! Dessa forma, seu estresse diminui e consequentemente terá um bebê com 1 mes de vida que não consegue dormir durante uma noite inteira, de sono, mas que dorme bem para a idade e maturidade dele.

As fases passam rápido e é importante saber o que te espera em cada uma delas. Saber que existe comportamentos que o permitam dormir bem, descobrir como dormir bem deixa seu bebê mais tranquilo, entender e buscar informações sobre o desenvolvimento do bebe, o que é esperado para cada fase, e não ter problema porque “meu bebe não dorme a noite”. Do contrário, você não espera! Você age, direciona seu bebê a dormir melhor a cada dia! Por ter tido olhos para observá-lo!

O bebê com 1 mês já apresenta sinais de satisfação no banho, reage ao sentir desconforto, acorda para comer, chora quanto tem fome e já é capaz de pegar um objeto com a mão.

A grande maioria dos recém nascidos dorme muito, porém alguns podem acordar de noite, e tem outros que trocam o dia pela noite. Os bebes devem dormir assim que o sol se põe para acompanhar a fase hormonal de crescimento e aproveitar as horas o dia que não tem muita luz e barulhos que o despertam.

Mas muitas mães que reclamam que o bebe não dorme a noite acabam aproveitando o momento que o bebe amamenta e cai no sono para trocar a fralda e acomodá-lo no berço. Não sentem necessidade de ir desde então, desenvolvendo olhar e atitudes que melhorem o sono do bebê. Vira uma zona de conforto para as mães e um grande problema para o sono do recém nascido em pouco tempo. O sono do bebe deve ser estudado assim como as mães estudam como amamentar e considerar que nossas atitudes construirão noites melhores e então ela poderá ir para a cama tranquila. Saber que deixar o bebe dormir cada vez melhor, vai permitir que chegue o quanto antes a um comportamento tão sonhado, como dormir “a noite toda”. Isso vai trazer mais estabilidade (principalemente a estabilidade emocional) para todos, uma vez que os pais ficam menos cansados e tem mais paciência para lidar com tanta novidade no primeiro mês de vida do bebe.

É essencial direcioná-los para conseguir dormir na hora certa e isso inclui o cuidado com as sonecas durante o dia, que é também uma das grandes dúvidas das. O recém nascido que dorme a noite e tem uma rotina intercalada com sonecas e amamentação (e isso inclui a livre demanda), chegou ao comportamento ideal! E sua resposta é bem mais positiva do que a de bebes que não estão sendo motivados a ter ambientes favoráveis ao sono.

 Além disso, devemos considerar que as golfadas e os espirros são frequentes nesta fase, acabando por desaparecer com o tempo, mas podem ser um alarme para pais que se preocupam a noite toda com qualquer gemido do bebe e acabam por acordar o filho para fazê-lo dormir novamente. Aproveite que ele está próximo de você e observe mais, antes de agir! Talvez não seja esse o melhor momento para fazer um carinho, verificar a respiração e temperatura do bebe.

Por tudo isso é tão importante que o sono do recém nascido seja considerado um tema de estudo para as famílias que desejam ter mais qualidade de vida, afinal o sono de um bebe de 1 mês é a primeira oportunidade de desenvolver seu olhar para seu bebê, conhecendo-o cada vez mais e se preparando  para essa fase e para muitas outras que vem pela frente.

WhatsApp chat