Por que meu filho não dorme?

O sono do bebê continua sendo motivo de dor de cabeça e frustração para muitas mães, que não sabem como fazer o filho pegar no sono e acabam comprometendo a qualidade de vida e, consequentemente, a vida e saúde e de toda a família, que sofre sonolência excessiva, stress e problemas com humor ao longo do dia.

Isso porque, como já falamos por aqui, o sono saudável contribui diretamente com a melhoria na saúde e qualidade de vida tanto dos pais quanto do bebê e a privação do sono é capaz de fazer com que o nosso organismo deixe de desempenhar funções essenciais ao seu bom funcionamento, tais como o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória e a regeneração das células.

Além disso, uma boa noite de sono influencia no humor e realização das nossas tarefas do dia a dia, sendo uma necessidade básica dos seres humanos e essencial ao nosso bem estar, felicidade e boa disposição.

Mas, se o sono de é fundamental à saúde e qualidade de vida, por que o meu bebê não consegue dormir à noite?

A resposta para esta pergunta varia muito em cada caso: há bebês que sofrem com algum tipo de transtorno do sono, outros não possuem uma rotina que os possibilite dormir melhor, a idade influencia nas horas de sono do bebê, enfim, há que se analisar cada situação específica para que seja encontrada a solução adequada àquela criança, que a ajude a dormir melhor.

É importante, inicialmente, que os pais descartem a presença de quaisquer distúrbios do sono, como, por exemplo, a síndrome das pernas inquietas e a apnéia do sono infantil, uma vez que estes devem ser tratados com especialistas, de forma adequada. Verificar se está tudo em ordem com a saúde é primordial nestes casos.

A implementação de uma rotina no dia a dia da criança também é importante para que, com a previsibilidade, ela se sinta mais segura, passando a respeitar e a ficar tranquila na hora de dormir. Essa rotina deve incluir, preferencialmente, alguma atividade física, cochilos diurnos, banhos de sol, o aleitamento materno, nos casos em que o bebê mama no peito, ou qualquer outra fonte de alimentação de forma regrada e saudável, e o banho, para que durante a noite ele tenha maior facilidade em dormir tranquilo.

Garantir ao bebê já nos primeiros meses a qualidade de vida é essencial para que toda a família viva em harmonia e bem estar.

WhatsApp chat