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O sono é uma necessidade fisiológica básica para o crescimento do corpo, recuperação e revitalização física, amadurecimento cerebral, aprendizado e memorização. Alguns bebês chegam a dormir de 16 a 20 horas por dia nos primeiros dias de vida, enquanto outros dormem de 8 a 10 horas.

Mesmo que cada criança recém-nascida tenha diferentes necessidades de sono, é importante que os pais conheçam um pouco da fisiologia do sono e o funcionamento do sono dos bebês.

O sono é um estado neurológico presente em todas as espécies animais superiores e suas funções ainda não foram completamente definidas. Dormir e descansar são ações diferentes, o descanso sem dormir não proporciona a mesma sensação de renovação que experimentamos após uma boa noite de sono.

Fisiologia do sono

O sono tem uma relação direta com a saúde mental. Ele é essencial para o bem-estar neurológico e psicológico, além de desempenhar várias funções na regulação do organismo. O sono é determinante na regulação da homeostasia do nosso organismo, contribuindo para manter o equilíbrio do meio interno. Ele ajuda na conservação do organismo, restauração de tecidos, organização da memória e seleção de informação, consolidação do sistema imunológico e secreção de hormônio do crescimento em crianças e adolescentes.

A privação do sono pode levar à exaustão, dano físico de tecidos corporais, disfunções no sistema imunológico e até o estresse profundo. O hormônio do crescimento, responsável pelo crescimento físico de todo ser humano, é liberado principalmente durante os estágios do sono profundo. Uma disfunção séria no sono poderia levar à liberação insuficiente desse hormônio, comprometendo o amadurecimento corporal.

A quantidade de sono é diferente em cada bebê. Alguns dormem 6 horas ininterruptas e outros dividem o sono e acordam de hora em hora. Para saber se o seu bebê dormiu o suficiente, observe seu comportamento durante as horas de vigília. Se ele demonstrar calma, facilidade de relacionar-se e de se manter em alerta, tudo vai bem. Caso contrário, tente fazê-lo dormir mais um pouco.

Apego Seguro, Disciplina positiva e a quarto ou cama compartilhada

Um dos princípios da criação com apego é aprender a respeitar e compreender o horário de sono da criança. Os princípios da criação com apego seguro pregam que os bebês precisam se sentir seguros física e emocionalmente antes de fazer qualquer coisa.

É importante que o bebê se sinta seguro durante a noite e uma das práticas mais comuns do apego seguro para ajudar no sono do bebê é o Cosleeping. O cosleeping significa pais dormirem próximos aos filhos. Isso pode ser feito por meio da cama compartilhada, ou com um berço, cama ou moisés acoplado à cama do casal. O objetivo é tornar as rotinas noturnas mais relaxantes, criando hábitos de sono mais saudáveis.

Assim como o sono é importante para o desenvolvimento do bebê, a disciplina positiva e as filosofias que promovem respeito e amorosidade, também ajudam na manutenção do sono da criança, uma vez que pregam empatia, gentileza e afeto na nossa relação com os nossos filhos. Os filhos acabam se sentindo longe do perigo, e se sentem mais seguros para dormir ou explorar o mundo.

Vimos que o sono do bebê é importante para a manutenção do seu desenvolvimento. E que a disciplina positiva e a criação com apego agem diretamente no sono da criança.

Quer saber mais sobre o sono do bebê? Precisa de uma consultoria do sono? Entre em contato com uma de nossas consultoras (tem sempre uma perto de você) e saiba mais sobre apego seguro, disciplina positiva e fisiologia do sono.

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