sono infantil como fazer meu filho dormir

Tirar a criança do berço, ao lado da cama dos pais e passar para um quarto individual parece uma separação dolorosa. Bem, se você está com problemas para concluir essa tarefa, viemos aqui para ajudar. O sono infantil não é tão complexo de entender e a educação positiva e o apego seguro possuem ferramentas para ajudar a compreender seu funcionamento e entender o que significa desejar que seu filho durma no próprio quarto.

A criação com apego zela pela autoestima, carinho, empatia e ajuda a desenvolver autonomia. Ela transmite segurança e independência. 

E fazer o seu filho dormir no próprio quarto, sozinho, não ajuda no desenvolvimento da independência do pequeno. Por exemplo, isso pode impactar e fazer com que esse momento postergue ainda mais a chegar. E perceberá seu filho, futuramente, incapaz de vivenciar  situações como: dormir na casa de um colega ou de algum outro membro da família (desejando fazer isso, mas sentindo-se inseguro).

Criação com apego e o sono infantil

O sono é um dos aspectos mais importante para o crescimento, desenvolvimento e manutenção a saúde da criança. Dormir está associado à prevenção de doenças, melhoria do aprendizado, no humor e no bem-estar mental. O apego seguro tem como um dos alicerces a atenção às necessidades do bebê/criança de maneira carinhosa, atenciosa e transmitindo segurança. Além disso, o bebê só consegue dormir quando se sente satisfeito física e emocionalmente e seguro.

O primeiro passo para que você consiga fazer com que o seu filho durma é não colocar suas necessidades antes das necessidades do bebê. Claro que você não deve aceitar uma vida de privação do sono, mas você deve se preparar, se organizar e se fortalecer para que consiga lidar bem com o sono do seu pequeno.

Mas como fazer meu filho dormir sozinho? Bem, preparamos essa postagem com algumas dicas para te ajudar com esse ‘probleminha’. Vamos lá?

Como fazer meu filho dormir sozinho – Educação positiva e Apego seguro

Para começar é importante que você elimine quaisquer distrações (que interrompam sua produção de melatonina) antes da hora de dormir. Não o deixe conectado a televisões, celulares e tablets, pois isso afeta, e muito, a qualidade do sono, os hormônios e o comportamento do sono e consequentemente, o desenvolvimento infantil.

No ambiente onde a criança vai dormir, remova todos os dispositivos eletrônicos que fazem barulho ou emitem luzes. Qualquer tipo de estímulo sonoro ou visual pode atrapalhar no sono do pequeno.

O segundo passo é realizar um ritual prazeroso com o seu pequeno. Comece com um banho morno, vestir os pijamas, escovar os dentes, ler uma história, brincar de maneira mais tranquila, entre outros. Utilize de hábitos regulares e passe tempo com seu pequeno. 

O apego seguro mostra que o tempo de qualidade que você passa com o seu pequeno o ajuda a criar independência, segurança e autoestima com o passar do tempo (não é imediato, é uma construção!). Isso ajuda a criança na hora de dormir. Passe o tempo que for necessário com eles. Eles irão pegar no sono assim que se sentirem saciados da sua companhia.

E, para finalizar, NÃO saia de cena para fazer seu filho dormir sozinho. Quando você sai de cena pode ser exatamente o que intervém nessa construção de autonomia e segurança. Procure não sair do quarto antes do seu filho pegar no sono, isso fará com que ele confie nos pais e se sinta seguro no ambiente. Quanto mais ele se ‘conta’ com sua presença, menos ele necessita dela. E você vai ver que, quando o momento de dormir passa a ser um momento de paz e tranquilidade (sem pressa por parte dos adultos), ele evolui cada dia mais! Dorme alegre, tranquilo, sem demora…e então, poderá estar no quartinho dele. Não apresse o processo, a natureza não dá saltos! Mas responde maravilhosamente quando a respeitamos!

Gostou das dicas? Quer saber mais sono infantil, apego seguro, criação com apego, educação positiva e como fazer seu filho dormir? Entre em nosso blog e fique por dentro.

WhatsApp chat