Recém nascido: o sono do bebê em suas mãos

Você sabia que a qualidade do sono do bebê está em suas mãos? Você sabia que cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono do recém nascido? Se você está lendo esse post e é daquelas pessoas desesperadas porque meu bebê não dorme, ou busca auxílio incessantemente de como fazer o bebê dormir a noite toda e quais são as melhores práticas de como fazer meu filho dormir, aqui está a notícia boa: você está no lugar certo.

A qualidade do sono do bebê está intimamente relacionada ao seu desenvolvimento pleno. Entretanto, não existe um manual pronto para resolver e identificar os impasses do bebê. Atualmente, a consultoria do sono materno-infantil, tão popular nos Estados Unidos, está ganhando espaço e conquistando o tão desejado sono de qualidade de toda a família.

Meu bebê não dorme: dicas preciosas

A pergunta de como fazer meu bebê dormir a noite toda é uma das mais procuradas. Mas saiba que dormir a noite toda não é sinônimo de dormir melhor. O importante no sono do bebê é ter momentos de sono profundo, sono mais consciente, segundo sua capacidade e maturidade fisiológica. Então, já exclua da sua mente a resposta de como fazer meu bebê dormir a noite toda, pois aqui vamos tratar da qualidade do sono.

Higiene do sono: como fazer meu filho dormir

Controlar o ambiente para que a produção da melatonina seja mantida e para que o bebê volte a dormir sem a intervenção dos pais é uma dica super valiosa, então anote bem!

a) Controle a temperatura: o bebê tem a mesma percepção de temperatura do que os adultos. Dessa forma, nada de deixar o quarto muito quente ou muito frio, pois assim você voltará a dizer que meu bebê não dorme. Deixe o ambiente fresco, em média de 22/23 graus, isso pode ajudar seu bebê a dormir melhor.

b) Isole o ruído externo: por mais que todos em casa se esforcem para não fazer ruídos, qualquer som de fora irá despertar o sono do bebê, seja o barulho do vizinho, da buzina ou um espirro. Portanto, ligue o ruído branco dentro do quarto, durante todo o período do sono do bebê. Atenção: a música para bebê dormir não é recomendada, pois devido a alteração dos tons de grave e agudo o bebê pode se assustar. Tente não utilizar música para bebê dormir, por mais calma que ela seja. Utilize ruídos como do ventilador ou até mesmo alguns aplicativos de celular.

c) Apague as luzes: no quarto, quanto menos luz, melhor. A luz branca, também presente nos computadores, televisão e celulares, emite uma onda azul que atua diretamente na glândula pineal, inibindo a produção do hormônio do sono, a melatonina. Caso seja necessário, utilize a luz vermelha, pois é a que menos interfere na produção de melatonina. Mas lembre-se: o ideal é não manter nenhuma luz!

Consultoria do sono: curso online

Aqui vão algumas perguntas: Seu filho dorme por poucas horas por dia? Seu filho apresenta despertares noturnos? Seu filho luta contra o sono? Seu filho vive irritado? Seu filho só dorme no colo ou no peito? Você não se lembra da última vez que ele dormiu bem? A hora de dormir não é um momento de prazer para vocês? Deseja construir uma relação de mais respeito e amorosidade?

Se você respondeu sim a, pelo menos, uma pergunta, saiba que o curso online é a sua chance de direcionar suas atitudes e influenciar o comportamento do sono do bebê. Mais dúvidas? Entre em contato conosco!

 

WhatsApp chat